ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Para acabar com "exageros", Câmara vai mudar regimento

Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 15/09/2021 06:00
Tiago de boné e Sandro de chapéu durante sessões da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)
Tiago de boné e Sandro de chapéu durante sessões da Câmara. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

Revisão - Os vereadores de Campo Grande estudam mudanças no regimento interno da Câmara para uniformizar o andamento das sessões. Uma comissão foi criada após parlamentares "exagerarem" nos discursos e em adereços.

Acessórios - Tiago Vargas (PSD) usou boné e Sandro Benites (Patriota) colocou chapéu durante algumas sessões, em que aproveitaram o momento para manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Benites chegou a tocar berrante no plenário.

Exceção? - A situação causou constrangimento, já que a Casa é bem rígida com as vestimentas de servidores e visitantes. Não é permitido que assessores entrem no plenário sem blazer ou paletó e nem que visitantes entrem de bermudas, por exemplo.

Necessário - No entanto, o vereador Otávio Trad (PSD) garante que a revisão no regimento já era uma vontade antiga dos parlamentares e agora, deve sair do papel. Segundo ele, serão discutidas várias questões, como, por exemplo, os prazos que os parlamentares terão para discursar, regras de funcionamento de comissão processante e até a implantação do voto eletrônico.

Pra que lado eu vou - O deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) considera que a decisão do ex-governador André Puccinelli de sair candidato ao governo do Estado é pessoal. “Ele precisa dizer ‘quero ser candidato’”, diz. E ainda se refere ao secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, eventual candidato do PSDB, como “amigo e de um perfil de bom gestor”.

Não vacinou, não entra - Entra em vigor nesta quarta-feira (15), decreto da prefeitura do Rio de Janeiro que restringe a circulação de não vacinados contra a covid-19. O TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) negou liminar que suspenderia o “passaporte da vacina”.

Estudando - Já o governo de Mato Grosso do Sul ainda estuda se irá impor a medida. Em Campo Grande, a prefeitura chegou a descartar a ideia, apesar de vários projetos tramitarem na Câmara.

Visita - O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) abre as portas na sexta-feira (14), para três ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para lançar o livro “COJE, Informação e Sustentabilidade: Edição especial de 10 anos”. O Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral tem como um dos membros o juiz do TRE, Daniel Castro Gomes da Costa.

Quem vem? - O detalhe é que ainda não se sabe quem são os ministros que virão ao Estado. O TRE ainda não recebeu a confirmação dessa agenda.

Bon voyage - O que já é confirmado é que a comitiva não inclui o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. É que ele viajou para a Rússia para atuar como observador em eleições locais.

Nos siga no Google Notícias