Feita em MS, coleção “híbrida” é inspirada em Lídia Baís e Frida Khalo
Coleção aproveita força de nomes inspiradores para debater arte e gênero
O estilista Anderson Bosh está lançando nesta quinta-feira (3) a coleção "Frida Lídia Khalo", que tem como inspiração duas genias das artes plásticas: a mexicana Frida Khalo e a sul-mato-grossense Lídia Baís, ambas, segundo ele, "a frente de seu tempo". O lançamento será acompanhado de um filme.
"A coleção percorre o caminho do entre, do meio, do através: nem estilo nem figurino, uma comunhão catártica e superlativa de ambas as linguagens, impulsionadas pela discussão sobre arte e gênero"
De acordo com Anderson, foram longos meses de pesquisa, experimentação, análise e técnica para os processos de criação, confecção e distribuição da coleção.
"Entre insights, vislumbres e ideias, livremente inspiradas nas obras, histórico de vida e vestimentas das artistas, foram elaboradas as primeiras rafias, croquis e planos de confecção, passando pela interpretação de modelo, modelagem, construção da peça piloto, corte e costura e acabamentos. Resultando na coleção que figura e ilustra este catálogo".
O debate de gênero nasce da complexa experiência pessoal do estilista. "Vivo desde minha infância a situação de embate, dualidade, e preconceito social e de gênero. Esta busca constante por minha própria identidade e manifestação de gênero propiciou tudo que eu construí enquanto artista até hoje, seja na moda, na literatura, no teatro, na dança, no circo ou nas artes visuais".
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.
Assista ao filme de lançamento de "Frida Lídia Khalo":