Casal aposenta na estrada para viajar o mundo em motorhome 'Brutus'
Longe de ficar em casa parados, José e Elza resolveram curtir aposentadoria de jeito mais divertido e feliz
A aposentadoria do casal José Sérgio de Paiva Júnior, de 56 anos, e Elza Keiko Oikawa, de 65 anos, deu início a uma vida na estrada. Há três anos, eles rodam o País no motorhome ‘Brutus’. Depois de conhecerem diversas paisagens brasileiras, eles planejam a primeira viagem internacional.
No dia 26 de dezembro, eles saem de Campo Grande rumo a Ushuaia, na Argentina. Antes de chegarem ao destino final, o casal irá aproveitar para visitar Rio Grande do Sul, Uruguai e Chile. A previsão é que o passeio dure cerca de 10 meses.
Conforme José, ele e a esposa sempre compartilharam o interesse por viagens. “Nós dois viemos do nosso segundo casamento e uma das coisas que temos muito em comum é essa vontade de viajar e gostar do novo”, conta.
A vontade em ter um motorhome sempre sondou o coração de ambos. Antes do Brutus, o meio de transporte de José e Elza era a moto. “Começamos a nos preparar desde a época que viajamos de moto, então para nós foi a escola para viajar”, afirma.
Após a moto foi a vez do trailer e posteriormente o projeto do motorhome começou. Com cinco metros por dois de largura, o caminhão Ford Cargo 712 foi completamente adaptado. José conta que um familiar contribuiu para o sonho. “A filha mais velha é arquiteta e ajudou a fazer a planta”, fala.
Ao recordar as primeiras viagens, ele comenta que com a esposa levava itens demais. “No começo quando a gente viajava de motorhome levávamos muitas coisas. Roupas para dez pessoas, comida para 20”, ri.
Com o tempo, o casal aprendeu a levar o necessário e desde então a vida é cheia de novas surpresas. Entre as viagens mais marcantes está a feita no nordeste. Durante 10 meses, Elza e José curtiram as praias e o litoral. Para ele, dois locais se destacaram. “Alagoas e Ceará são dois dos estados que têm mais lugares bonitos”, afirma.
Desbravando o País, José garante que são várias as lições aprendidas. “Viajar para nós é uma escola constante, então é um aprendizado todo dia. Cada viagem é um aprendizado, isso faz com que você se torne uma pessoa melhor”, ressalta.
E na estrada, segundo ele, a rotina é cheia de alegrias. “Sempre foi um sonho nosso o motorhome. Durante toda a vida a gente sabia que iria acontecer, mas não sabíamos que seria tão grandioso. Vivemos isso com uma alegria muito grande”, conclui.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).