ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

No aniversário dele, tradição do Baiano é oferecer pipoca de graça

Na visão dele, ocasião é momento de retribuir carinho que recebe dos pais e alunos

Jéssica Fernandes | 20/11/2021 07:41
Baiano segurando o pacotinho de pipoca. (Foto:Paulo Francis)
Baiano segurando o pacotinho de pipoca. (Foto:Paulo Francis)

O pipoqueiro mais conhecido e amado da cidade, José Luiz dos Santos, 73 anos, o “Baiano da Mace” completa mais um ano de vida neste sábado (20). A figura icônica, que trabalha há mais de 30 anos em frente ao colégio, antecipou a celebração para não quebrar a tradição anual do seu aniversário: dar pipoca de graça para pais e alunos do colégio.

Ontem (19), Baiano preparou um estoque extra para conseguir fazer a distribuição gratuita dos pacotinhos de pipoca até às 18h. Para ele, o melhor presente é poder retribuir o carinho que recebe todos os dias. “É gratificante, porque eles compram de mim direto, é uma forma de agradecer”, afirma.

Os parabéns chegavam de todos os lados e quem se aproximava do Baiano, não saía de mãos vazias. “Pega uma pipoquinha maninha, maninho, hoje é de graça, pega uma pros papais também”, dizia. No decorrer da manhã, no horário de saída da escola, garotas e garotos desejaram felicitações e garantiam um pacotinho de pipoca com queijo e salsinha.

Adultos e crianças fazem fila para ganhar a famosa pipoca. (Foto: Paulo Francis)
Adultos e crianças fazem fila para ganhar a famosa pipoca. (Foto: Paulo Francis)

O Gael Di Paula, 10 anos, foi um dos que passaram pelo local para parabenizar o pipoqueiro. “Minha turma queria fazer uma surpresa, porque a escola não é a mesma sem o Baiano, mas nós esquecemos. Eu não como pipoca todo dia, mas, às vezes, venho para pegar uma mãozinha”, fala.

Ao ouvir que iria ganhar uma surpresa, Baiano foi enfático e ressaltou que “não tinha problema”. Feliz do mesmo jeito, ele só queria encher os pacotes e surpreender a galera com a pipoca gratuita. “É hoje, Baiano?”, perguntavam um ou outro quando chegavam na esquina. “É hoje!”, respondia o aniversariante que prontamente oferecia a pipoquinha.

De longe, o homem convidava o pessoal e em um desses momentos, a Josiane Marques, 33 anos, não resistiu ao convite. Com a filha matriculada há alguns anos na escola, ela já sabia sobre a tradição e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do Baiano. “É uma satisfação muito grande, porque ele é um patrimônio histórico, nós temos uma gratificação muito grande por fazer parte da história dele”, comenta.

Josiane aproveitou para dar parabéns e ganhar a lembrança especial. (Foto: Paulo Francis)
Josiane aproveitou para dar parabéns e ganhar a lembrança especial. (Foto: Paulo Francis)

Sem parar um minuto, Baiano confirmou que o dia da pipoca grátis é o mais corrido do ano, porém o mais importante. “Minha alegria é atender bem as pessoas, porque elas me tratam tão bem. Eu já ganhei presente, bolo, panetone, agenda, fui convidado para ser paraninfo”, conta.

No próximo ano, como o aniversário do Baiano será no domingo, ele deve antecipar a comemoração para a sexta ou realizar somente na segunda. Independente do dia, para ele, o essencial é fazer a alegria das crianças através das pipocas.

Baiano garante que o mais importante é fazer a alegria da galera. (Foto: Paulo Francis)
Baiano garante que o mais importante é fazer a alegria da galera. (Foto: Paulo Francis)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias