ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Pais criaram blog para incentivar “pé na estrada” em família

Eder Pieczykolan e Iara Dalenogore passaram a divulgar viagens com chegada da filha

Aletheya Alves | 23/02/2022 08:24
Eder, Sofia e Iara durante viagem em Misurina, na Itália. (Foto: Divulgação)
Eder, Sofia e Iara durante viagem em Misurina, na Itália. (Foto: Divulgação)

Desde 2018, Eder Pieczykolan, de 60 anos, e Iara Dalenogore, de 55, divulgam as aventuras em viagens pelo mundo com a filha através de um blog e página no Instagram para incentivar o “pé na estrada” em família. Sintetizando a ideia do projeto, o pai conta que “Viajando com Sofia” é o resultado de uma vida.

Nascido no Paraná e desde os 15 anos morando em Campo Grande, Eder sempre gostou de viajar e, por isso, colocou na cabeça que em determinado momento da vida iria fechar as portas de seu escritório de advocacia para viver no mundo. Foi antes desse período que conheceu Iara e, combinando os sonhos, concordaram em unir os desejos de viagens.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nós nos casamos em 2006 e sem que a gente esperasse, Sofia nasceu em 2009. Na época, nós já tínhamos planos de viajar pelo mundo e pensamos: ‘E agora? Como vamos fazer com um bebê?’. Aí é que nasceu o 'Na Estrada com Sofia'", explica.

Na época, Eder ainda trabalhava como advogado e Iara era gerente bancária, por isso, seguiam fazendo planos para de fato deixar os ofícios para trás e mergulhar nas viagens. Ele conta que sua lógica de vida inclui estudar, trabalhar e, finalmente, receber o momento de bônus, neste caso, sendo as viagens.

Para manter os ideais, longe de pensar que seria necessário suspender os destinos, os dois mantiveram o ritmo e levaram a filha para o primeiro passeio pelas estradas aos vinte dias de nascimento da menina. Três anos depois, em 2012, o então advogado resolveu fechar as portas do escritório e, em cerca de mais três anos, Iara também saiu de seu serviço.

A mãe explica que quando trabalhava, a família conseguia viajar, mas por períodos curtos. Já sem a necessidade de cumprir horários, os dois passaram a planejar a realização do sonho real.

Registro da família durante passeio em Potosí, na Bolívia. (Foto: Divulgação)
Registro da família durante passeio em Potosí, na Bolívia. (Foto: Divulgação)

Compartilhando experiências

Foram nove anos de viagens com Sofia no Brasil, América do Sul e Europa até que, finalmente, a família resolveu compartilhar na Internet os momentos futuros e aqueles já vividos. No site www.naestradacomsofia.blogspot.com, as viagens foram divulgadas com dicas, fotos e comentários sobre cada local.

Neste processo, outro desejo de Eder foi desenvolvido em meio às viagens: a produção do livro “As Três Fases da Vida Com Sucesso”, em que relata suas ideias e pensamentos unidos à vida no período de ‘bônus’.

Os três em Sirmione, na Itália. (Foto: Divulgação)
Os três em Sirmione, na Itália. (Foto: Divulgação)

Além de compartilhar dicas sobre as viagens, o casal defende que os momentos em família fazem parte do sonho de conhecer o mundo. De acordo com Iara, muita gente costuma questionar sobre a criação de Sofia sem fixar raízes, como se esse modo de vida pudesse prejudicar seu desenvolvimento.

“Tudo isso, na verdade, sempre fez muito bem para ela. Nós sempre a mantivemos vinculada aos estudos e através das viagens, ela tem se tornado muito independente. Ela não é apegada a bens materiais, aprendeu a se virar com tudo e desenvolver seus caminhos”, explica.

Em 2020, com a chegada da pandemia, os trajetos mais longos foram suspendidos e apenas trechos curtos no Brasil passaram a ser divulgados através do Instagram @na_estrada_com_sofia. Agora, se preparando para voltar às longas viagens, a família se prepara para uma volta ao mundo.

Acompanhe o Lado B no Facebook, Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias