Cerrado Abierto será dedicado às crianças com ações gratuitas
A Mostra será gratuita e acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de setembro no Parque das Nações Indígenas
Com tema "Fazendo Arte com crianças, de ontem, de hoje e de amanhã", a quarta edição da Mostra Cerrado Abierto, realizada pela Arado Cultural, será dedicada ao público infantil, com apresentações de espetáculos de diversas linguagens artísticas, atividades lúdicas (oficinas) e instalações de espaços brincantes. A Mostra será gratuita e acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de setembro no Parque das Nações Indígenas.
“Nosso propósito é promover a fruição de espetáculos de diversas linguagens criados especialmente para as infâncias, proporcionando ações formativas para crianças. E, com isso, sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo do público infantil”, detalha Renata Leoni, produtora da Arado Cultural.
Ao mesmo tempo, a Mostra também busca estimular e explorar o grande potencial criativo dos grupos e companhias brasileiras com seus trabalhos para o público infantil, divulgá-los, e promover a troca entre o público e os artistas por meio dos espetáculos e das oficinas, e assim, fortalecer o ambiente cultural.
Fauna, flora, meio ambiente e povos originários estarão entre os temas dos espetáculos
Para oportunizar apresentações de companhias e artistas locais e de diferentes regiões do Brasil na Mostra, a Arado Cultural realizou uma Convocatória. O Chamamento foi aberto para profissionais ecompanhias que possuíam trabalhos de múltiplas linguagens artísticas, acompanhadas de atividades lúdicas (oficinas), voltados para crianças. E foram priorizadas pesquisas e criações com as temáticas fauna, flora, meio ambiente e povos originários.
A convocatória recebeu 34 inscrições do Brasil, da Argentina, da Espanha e da França. Para fazer a seleção, a Arado Cultural montou uma equipe de curadoria composta por três profissionais atuantes nas linguagens e temáticas: Miraíra Manfroi, Iris Isis Rowena Campos e Gleycielli Nonato Guató. “Escolhemos essas profissionais porque elas atuam na área cultural e possuem diferentes experiências com as infâncias e linguagens. A Miraíra é educadora física, tem uma pesquisa ampla sobre crianças no Pantanal; a Iris atua na Casa de Ensaio e tem experiência em literatura e cinema e; a Gleycielle é indígena e atua com contação de histórias”, completa.
Foram selecionados o espetáculo "Sementes" da artista Caísa Tibúrcio (DF), "Caos" da Cie LeMooveNeMent (Montpellier-França) e "Navegantes" do Grupo Deslimites (MS).
Além destes espetáculos, outros trabalhos e ações vão compor a mostra que será no Parque das Nações Indígenas, com programação totalmente gratuita.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).