Grandes chefs do Estado ensinam pratos simples que podem incrementar a ceia
Para quem perdeu a aula exclusiva, os chefs mostram como preparar uma galinhada com PANC'S
Paulo Machado é um homem multifacetado. A frente de mil projetos profissionais, têm na gastronomia o norte de sua vida. Morando em São Paulo já há algum tempo, o chef voltou a Campo Grande, cidade em que trabalha, para ministrar um curso diário de Cozinha Artesanal Receitas para o Verão nesta segunda (18), ao lado de sua melhor amiga, a também chef Vera Almeida, no Instituto Paulo Machado, localizado no belíssimo Múltiplo Ateliê.
A paulistana Vera é uma profissional especializada em Eco Gastronomia, cozinha caseira e integral, membro do Slow Food Brasil e veio à Capital especialmente a convite do amigo. "Escolhemos receitas fáceis de reproduzir. Cozinha saudável pensada de forma simples, com algumas substituições e uso de ingredientes regionais", comenta.
Foram ensinados cinco pratos, uma cuca de banana, pão integral, salada de couve flor com tahine de cumbaru, molho jamaicano para churrasco (salsa a la jamaicana), molho pesto de alho e galinhada PANC.
Cerca de 12 pessoas estiveram presentes e receberam certificado de participação da aula. Antes de começarem a por a mão na massa, os alunos bateram um papo com os chefs e experimentaram alguns dos ingredientes usados nas receitas, como a castanha de baru e o tahine.
“Eles vieram diretamente da Chapada dos Veadeiros, de Alto Paraíso de Goiás. Comprei os ingredientes regionais de pequenos produtores pra vocês (alunos) enxergarem o potencial dessa ação”, comentou Paulo.
Os dois discursaram um pouco sobre mudanças na hora de pensar a gastronomia dentro de casa. Comprar menos processados, buscar alimentos de pequenos produtores e substituir ingredientes difíceis de serem encontrados por frutos da terra, por exemplo.
“Se você vai fazer um frango assado em casa por que não comprar a carne no Mercadão? Lá têm produtores que criam galinhas caipiras, pensam no alimento que dão a esses animais e por isso também acaba você se alimenta melhor. Mas a gente prefere ir ao mercado e comprar o frango cheio de remédio, congelado, porque é mais fácil, não precisa encomendar”, diz.
Quem perdeu pode aprender agora como preparar uma Galinhada com PANC's (Plantas Alimentícias não convencionais). Novas aula acontecerão ainda esse mês. Para ficar por dentro acesse as redes sociais do Multiplo Ateliê e do Instituto Paulo Machado. Confira a receita:
Ingredientes:
0,5 kg de arroz
1 frango caipira com osso cortado nas juntas
4 dentes de alho bem picados (sem o centro do tempero)
½ colher de sopa de sal
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de açafrão da terra em pó
1 + ½ de caldo de frango fervendo
1 colher de sopa de azeite de oliva
30g de bacon em cubinhos
250g de linguiça fresca esfacelada
½ cebola pequena em cubinhos
salsinha picada a gosto
PANC's picadas a gosto
Modo de preparo:
Use uma panela com capacidade aproximada de 4 litros.
Tempera o frango com alho, sal, vinagre. Dilua o açafrão no caldo de frango e leve pra ferver.
Leve ao fogo o azeite e frite o bacon.
Acrescente o frango, mantendo o fogo alto até os pedaços começarem a dourar.
Junte a linguiça fresca, Frite-a junto com o frango até este dourar completamente.
Acrescente a cebola e refogue por 3 minutos.
Junte o arroz e refogue cuidadosamente por mais três minutos.
Adicione o caldo de frango fervente e acerte o sal
Deixe a panela semi tampada e mantenha o fogo alto até os ingredientes absorverem o líquido
Salpique a salsinha. Reduza o fogo no mínimo, tampe a panela e deixe no fogo por mais 5 minutos.
Na hora de servir decore com as PANC's.
Rendimento: 8 porções