Até abril, grupo deve apresentar projeto para recuperação do Rio Formoso
Rio pede socorro com episódios de turvamento e transbordamento, além de pontos sensíveis de assoreamento
O Rio Formoso em Bonito, que faz parte da bacia hidrográfica de mesmo nome, tem pedido socorro com pontos sensíveis de assoreamento e episódios de turvamento e transbordamento cada vez mais frequentes.
Suas águas cristalinas acabam tingidas e extrapolam o leito, ao reter sedimentos. Desmatamento e o uso de áreas próximas para atividades agropecuárias têm sido as causas disso, conforme especialistas ouvidos pelo Campo Grande News nos últimos anos.
Após o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) começar a investigar omissão do Imasul, o Instituto do Meio Ambiente do governo estadual, quanto a esses problemas e pedir proteção à Serra da Bodoquena – o que inclui a Bacia Hidrográfica do Formoso – um grupo de trabalho será formado para criar e apresentar projeto de recuperação e uso sustentável do conjunto de águas e seus recursos naturais.
A criação foi oficializada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do Estado. O grupo terá o prazo de 120 dias, a contar da data da publicação, para concluir o projeto. O prazo vencerá em 18 de abril, no entanto, poderá haver prorrogação por igual período.
Quem fará parte - O projeto será feito por representantes do Imasul; da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação); da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica); da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística); da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos); e da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul); do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Além disso, vão compor o grupo dois representantes da Prefeitura de Bonito e um representante da Ambiental MS Pantanal, entidade formada em parceria entre a Aegea, empresa provida de saneamento e a Sanesul, empresa pública de saneamento de Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.