ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Brigadistas indígenas recebem aulas com drone para combater incêndios

Comunidades receberam doação do equipamento que irá auxiliar nas ações no Pantanal

Por Jéssica Fernandes | 30/07/2024 12:42
Brigadistas indígenas manuseiam controle de drone durante treinamento. (Foto: Divulgação)
Brigadistas indígenas manuseiam controle de drone durante treinamento. (Foto: Divulgação)

Três brigadas indígenas do povo terena passaram por treinamento especializado para apreender a manusear drones que foram doados para auxiliar no combate oas incêndios que atingem a região do Pantanal. Ao todo, 28 brigadistas do programa Brigadas Federais em Terras Indígenas (BRIFs) participaram da ação.

O treinamento foi oferecido pela EJF (Environmental Justice Foundation) no final de semana, na aldeia indígena Limão Verde, em Aquidauana, a 141 km da Capital. Quatro drones foram doados às brigadas das terras indígenas Taunay/Ipegue, Cachoeirinha e Limão Verde.

Durante o treinamento, a EJF passou conteúdos teoóricos e práticos como noções básicas de pilotagem, manutenção e operação de drone em situações diversas. A iniciativa é realizada no momento em que quatro regiões do Pantanal registram incêndios, sendo elas Porto da Manga; a região da Área de Adestramento do Rabicho (AAR); as proximidades da fazenda Tupanciretã; e as proximidades da fazenda Santa Sofia, ambas na região da Nhecolândia.

Conforme o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), de 1º de janeiro a 28 de julho, foram registrados 4.553 focos de calor. O número corresponde a 80% do bioma no Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias