ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Céu fica rosa em MS com partículas de vulcão que devastou ilhas no Pacífico

Explosão centenas de vezes mais forte do que a bomba atômica de Hiroshima espalhou fuligem pelo planeta

Caroline Maldonado | 31/01/2022 12:41


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

É diferente e lindo de se ver, mas o céu com tons de rosa é resultado de uma tragédia. Os últimos finais de tarde em muitas cidades de Mato Grosso do Sul têm sido assim, porque o céu está com partículas de fuligem da erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, no Pacífico Sul, ocorrida há 15 dias. Ondas de tsunami devastaram ilhas próximo à Nova Zelândia, mataram cinco pessoas e a fuligem viajou mais de 13 mil quilômetros até chegar ao Brasil.

A explosão foi centenas de vezes mais forte do que a bomba atômica lançada em Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, segundo especialistas da Nasa. Agora, partículas da erupção ocupam a camada mais alta da atmosfera e se espalham pelo planeta.

Em MS, as partículas fazem o céu ficar cor de rosa nas cidades do centro-sul, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão. Campo Grande, Sidrolândia, Dourados, Maracaju e outras cidades do entorno já estão com a coloração rosa.

Visão do pôr do sol no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Visão do pôr do sol no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)

“Essa condição atual da atmosfera é decorrente dos resíduos da erupção do vulcão. A princípio, uma consequência prática é essa alteração na coloração. Toda partícula sólida que contenha terra tem coloração avermelhada, por isso, essa cor”, explica o meteorologista.

Não há ainda constatação de danos às pessoas em função dessa fuligem que cobre a atmosfera. “Se houver alguma manifestação de danos, ainda é muito prematuro afirmar”, comenta Natálio.

Segundo o meteorologista, o céu tem o mesmo aspecto nos estados de Santa Catarina e Paraná. O fenômeno também já foi registrado em Mato Grosso, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais e na Bahia.

Vista do pôr do sol no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Vista do pôr do sol no Centro da Capital. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias