Espécies de peixes aparecem boiando, mortas dentro do Rio Salobra
Exemplares de Curimba, Cascudo e até Enguias foram encontrados boiando no rio
Dezenas de peixes mortos apareceram boiando nas águas do Rio Salobra, em Bodoquena, a 264 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (28). Moradores do Assentamento Canaã, constataram a morte de exemplares de Curimba, Cascudo e até Enguias no leito do rio.
Nas imagens registradas, é possível ver as espécies mortas encostadas nos barrancos, entre pedras, folhas, galhos e também avulsos no meio do curso e algumas já dilaceradas. Segundo o pesquisador Edson Silva, proprietário da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Cara da Onça, o problema tem sido observado há mais de 15 dias.
Ainda não há informação oficial sobre o que pode ter causado a mortandade dos peixes. A PMA (Polícia Militar Ambiental), designou uma equipe ao local para indentificar se houve envenenamento e se há atividades como lavouras que podem estar contaminando a água.
Análise laboratorial na água do Salobra também deverá ser feita para identificar se há alguma substância reduzindo a oxigenação da água do rio e, consequentemente, resultado na morte dos animais.