ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 34º

Meio Ambiente

Estado segue em alerta e tem 55 municípios sob risco de tempestade neste sábado

Ventanias, queda de energia e árvores foram registradas em algumas cidades do Estado

Natália Olliver | 19/08/2023 09:55
Estado segue em alerta e tem 55 municípios sob risco de tempestade neste sábado
Pessoas fogem da chuva no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo\Campo Grande News)

Mato Grosso do Sul está sob alerta vermelho para fortes tempestades neste sábado (19), em 55 municípios. A mensagem é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e começou na tarde desta sexta-feira (18). O comunicado considera chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, ventos intensos de 60-100 km/h, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Entre os municípios estão Amambai, Aquidauana, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Itaquiraí, Maracaju, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Porto Murtinho, Sete Quedas, entre outros.

Ainda na sexta-feira, o meteorologista Natálio Abrahão informou ao Campo Grande News que várias cidades ultrapassaram a velocidade do vento de 50 km/h, sendo elas Itaquiraí (64 km/h); Dourados (64 km/h); Rio Brilhante (62 km/h); Laguna Carapã (61 km/h); Ponta Porã (55 km/h); Iguatemi (55 km/h); Sete Quedas (53 km/h); e Juti (53 km/h).

Em Amambai, o vento foi tão intenso que chegou a derrubar 14 árvores, destelhar casas e interromper o fornecimento de energia e da rede telefônica fixa, devido ao rompimento de cabos. Em Campo Grande, os bairros Nova Lima, Tiradentes, Piratininga, Jardim Parati, Vila Célia, Jardim Itatiaia e Vila Alba ficaram no escuro devido ao temporal.

Equipes da Energisa estiveram nas ruas e os atendimentos seguiram por ordem de prioridade. De acordo com a concessionária, a ordem é de que situações que coloquem a segurança da comunidade em risco, bem como aos hospitais e unidades de saúde fossem atendidos primeiros.

Cuidados - Vale lembrar que em caso de rajadas de vento, o Corpo de Bombeiros orienta a não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também é importante, quando possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia de residências e estabelecimentos comerciais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias