Reinaldo e ministro discutem liberação de recursos para combater queimadas
Intenção é adotar medidas urgentes, sem cumprir prazos burocráticos para conter as chamas
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recebe o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta terça-feira (15) à tarde, em Campo Grande, para tratar sobre liberação de recursos federais destinados ao combate as queimadas no Pantanal.
O Estado oficializou o decreto de situação de emergência por 90 dias. A intenção é adotar medidas urgentes, sem cumprir prazos burocráticos para conter as chamas.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) calcula que foram consumidos pelo fogo área de 2,2 milhões de hectares, equivalente a 13% do total, em Mato Grosso do Sul e também Mato Grosso.
O bioma registrou neste ano 15.453 focos de queimadas, aumento de 220% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Somente em Corumbá são 4.961 focos de calor computados, permanecendo como o município com mais queimadas do País.
Áreas como do Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, também foram atingidas pelo fogo na semana passada. A unidade de conservação é a primeira do Estado e guarda sítios arqueológicos de 11 mil anos.