ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Vai fazer compras no Paraguai? Se prepare para calor de 45 °C

Cidades do país registraram recordes de temperaturas nesta terça-feira; previsão é de que permança quente

Por Natália Olliver | 10/01/2024 13:10
Pôr do sol em Assunção, no Paraguai (Foto: ABC Paraguai)
Pôr do sol em Assunção, no Paraguai (Foto: ABC Paraguai)

Quem vai fazer compras no Paraguai nesta semana deve se preparar para o calor extremo. O país passa por mais uma onda de calor, que deve ultrapassar os 45ºC. A previsão é da Agência Americana de Oceanos e Atmosfera. O estudo apontou que Argentina e Bolívia também estão na rota das massas de ar quente.

O que também desperta a atenção dos cientistas são as temperaturas mínimas observadas no Paraguai, que ficarão iguais ou superiores a 30ºC, até quinta-feira na maior parte do país.

De acordo com a pesquisa, o Paraguai bateu recorde e registrou, em dezembro de 2023, uma anomalia de 2,5ºC acima do período de 1991-2020. Ele está entre os países que mais esquentaram. Até o fim do verão, o cenário é de mais calor tanto para o Paraguai quanto para a Argentina, Bolívia e Brasil.

Desde a última segunda-feira, meteorologistas identificaram eventos de ondas de calor nas cidades de Mariscal Estigarribia, Puerto Casado (ambas localizadas no Chaco), Pedro Juan Caballero e San Estanislao.

Além disso, de acordo com as estatísticas da Diretoria Meteorológica, ontem, foram registrados novos recordes históricos de temperaturas máximas em 11 pontos do país: Mariscal Estigarribia, Puerto Casado, Pedro Juan Caballero, Pozo Colorado, Concepción, General Bruguez, San Pedro, San Estanislao, Assunção, Caazapá e o Aeroporto Guarani de Minga Guazú.

Tornados? Nesta quarta-feira (10), a DMH (Diretoria de Meteorologia e Hidrologia) afirmou que há possibilidade de tornados no país entre esta quarta e quinta-feira. Conforme o site ABC Paraguai, o instituto vai alertar a população via telefone caso aconteça alguma emergência.

O meteorologista Eduardo Mingo, explicou que o sistema de tempestades, que atingiu o norte da Argentina, gerou bastante impacto no país vizinho, "começa a caminhar em direção ao nosso território”. De acordo com ele, entre hoje e amanhã poderão ocorrer "ventos muito intensos", que poderão gerar tornados principalmente na zona sudeste do nosso país.

"Conforme está projetada a linha de tempestades, ela entra pela madrugada e na madrugada de amanhã, quinta-feira, já deverá estar na maior parte do nosso território. Esperamos que seja mais dinâmico entre as 10h00 e as 12h00, atingindo mais a Região Leste e afetando também o departamento Central."

Brasil - Além do país vizinho, Mato Grosso do Sul também sofre com altas temperaturas até esta quinta (11). Ele está, constantemente, entre es estados mais quentes do país. Nesta terça-feira (9), Porto Murtinho e Água Clara voltaram ao topo da lista.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura ficou acima da cidade localizada na região pantaneira a 439 km de Campo Grande, marcou 40,5°C de máxima. Já Água Clara, a 193 km da Capital, na região leste de Mato Grosso do Sul, registrou  38,5°C de máxima.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias