ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Vai fazer compras no Paraguai? Se prepare para calor de 45 °C

Cidades do país registraram recordes de temperaturas nesta terça-feira; previsão é de que permança quente

Por Natália Olliver | 10/01/2024 13:10
Vai fazer compras no Paraguai? Se prepare para calor de 45 °C
Pôr do sol em Assunção, no Paraguai (Foto: ABC Paraguai)

Quem vai fazer compras no Paraguai nesta semana deve se preparar para o calor extremo. O país passa por mais uma onda de calor, que deve ultrapassar os 45ºC. A previsão é da Agência Americana de Oceanos e Atmosfera. O estudo apontou que Argentina e Bolívia também estão na rota das massas de ar quente.

O que também desperta a atenção dos cientistas são as temperaturas mínimas observadas no Paraguai, que ficarão iguais ou superiores a 30ºC, até quinta-feira na maior parte do país.

De acordo com a pesquisa, o Paraguai bateu recorde e registrou, em dezembro de 2023, uma anomalia de 2,5ºC acima do período de 1991-2020. Ele está entre os países que mais esquentaram. Até o fim do verão, o cenário é de mais calor tanto para o Paraguai quanto para a Argentina, Bolívia e Brasil.

Desde a última segunda-feira, meteorologistas identificaram eventos de ondas de calor nas cidades de Mariscal Estigarribia, Puerto Casado (ambas localizadas no Chaco), Pedro Juan Caballero e San Estanislao.

Além disso, de acordo com as estatísticas da Diretoria Meteorológica, ontem, foram registrados novos recordes históricos de temperaturas máximas em 11 pontos do país: Mariscal Estigarribia, Puerto Casado, Pedro Juan Caballero, Pozo Colorado, Concepción, General Bruguez, San Pedro, San Estanislao, Assunção, Caazapá e o Aeroporto Guarani de Minga Guazú.

Tornados? Nesta quarta-feira (10), a DMH (Diretoria de Meteorologia e Hidrologia) afirmou que há possibilidade de tornados no país entre esta quarta e quinta-feira. Conforme o site ABC Paraguai, o instituto vai alertar a população via telefone caso aconteça alguma emergência.

O meteorologista Eduardo Mingo, explicou que o sistema de tempestades, que atingiu o norte da Argentina, gerou bastante impacto no país vizinho, "começa a caminhar em direção ao nosso território”. De acordo com ele, entre hoje e amanhã poderão ocorrer "ventos muito intensos", que poderão gerar tornados principalmente na zona sudeste do nosso país.

"Conforme está projetada a linha de tempestades, ela entra pela madrugada e na madrugada de amanhã, quinta-feira, já deverá estar na maior parte do nosso território. Esperamos que seja mais dinâmico entre as 10h00 e as 12h00, atingindo mais a Região Leste e afetando também o departamento Central."

Brasil - Além do país vizinho, Mato Grosso do Sul também sofre com altas temperaturas até esta quinta (11). Ele está, constantemente, entre es estados mais quentes do país. Nesta terça-feira (9), Porto Murtinho e Água Clara voltaram ao topo da lista.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura ficou acima da cidade localizada na região pantaneira a 439 km de Campo Grande, marcou 40,5°C de máxima. Já Água Clara, a 193 km da Capital, na região leste de Mato Grosso do Sul, registrou  38,5°C de máxima.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias