Veterinário usa dardo com tranquilizante para capturar onça-parda
Uma força-tarefa foi montada nesta manhã para capturar uma onça-parta adulta que, primeiro apareceu no banheiro de um condomínio e depois se escondeu em uma casa, na Rua Itamaracá, na Vila Nasser. Equipes da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) estão no local, além de muitos curiosos. A rua foi fechada e um veterinário do CRAS se prepara para usar um dardo com tranquilizante para a captura do felino.
O veterinário, Álvaro Cavalcante, informou ao Campo Grande News que está aguardando a chegada de um estagiário do Centro para auxiliar no trabalho. Segundo ele, a dose de tranquilizante que será usada vai ser definida só quando conseguir vir o animal mais de perto. Ele vai usar o chamado rifle de contenção para atirar o dardo na onça. Foram levados dois rifles, um de longa e um de curta distância. O segundo deve ser utilizado, em razão de a onça estar presa em uma cômodo pequeno.
Ela está em um banheiro da lavanderia da residência onde se escondeu. A porta do cômodo foi fechada e agora falta conseguir fechar a porta do banheiro. Depois, uma janela de vidro deve ser quebrada para a operação de contenção do bicho.
Ainda de acordo com o veterinário, o animal, assim que for capturado, será levado para o CRAS e de lá solto na natureza, por se tratar de um bicho silvestre.
Susto – Com a presença da onça, a funcionária da casa, Edna de Gomes Souza Assis, 39 anos, ficou presa no quarto com o filho da patroa, de 20 anos. Ela contou, rapidamente, que estava lavando roupa quando alguém tocou a campainha para avisar que a onça tinha se escondido ali.
O marido de Edna, João Carlos Gomes Assis, 41 anos, acompanha tudo, do lado de fora.
A cerca elétrica da casa foi desligada e a rua interditada pelos policiais militares, os primeiros a chegar. Uma viatura da da PMA foi colocada, também, na frente do portão, para bloquear e evitar que a onça consiga escapar pelo espaço.
O animal foi visto, primeiro, no banheiro de uma obra no Residencial Set Vilage II, no Jardim Paradiso. Acuada, ela acabou fugindo e se escondendo na casa onde, agora, as equipes tentam fazer a captura.