ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Vinda da Bolívia, fumaça toma conta do céu de Campo Grande

A qualidade do ar em Campo Grande está ruim e o índice QualiAR da UFMS marca 95

Por Gabriel de Matos | 02/10/2024 17:49

Campo Grande registra tempo com fumaça densa na tarde desta quarta-feira (2). O céu ficou encoberto durante todo o dia e a situação se intensificou por volta das 17h. O índice de qualidade do ar monitorado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com indicativo em 95, o que significa ruim. No vídeo acima, é possível conferir o tempo 'fechado' com fumaça em Campo Grande.

De acordo com o portal Bpqueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Meteorologia), o Brasil e a Bolívia foram os países que mais registraram focos de incêndio no dia. O país vizinho teve 2962, enquanto o território brasileiro teve 3205.

O maior número de focos na Bolívia foi no departamento de El Beni e Santa Cruz. Os ventos, direcionados para a região sul do continente, trouxeram a fumaça mais densa para o sul de Mato Grosso do Sul e chegaram a Campo Grande.

O portal Windy, que monitora a quantidade de gás carbônico (CO2), mostra a quantidade no território boliviano e em Mato Grosso do Sul (veja na imagem abaixo).

Vinda da Bolívia, fumaça toma conta do céu de Campo Grande
Nível de gás carbônico no ambiente na Bolívia e Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenador da QualiAR (Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar), Widinei Alves Fernandes reforça a informação. "Os ventos estão trazendo fumaça principalmente da Bolívia".

Ele complementa que a qualidade do ar chegou novamente ao índice ruim. "Na última hora a concentração do PM 2,5 foi de 180 ug/m3. No período com condição boa os valores são inferiores a 10ug/m3. Nos últimos 30 dias, somente em cinco a qualidade do ar foi boa" em Campo Grande.

Para amanhã, o professor destacou que a qualidade do ar deve melhorar ao longo do dia e que uma frente fria mudou o corredor de fumaça que atinge o Estado.

A reportagem do Campo Grande News questionou a concessionária Aena para saber sobre a operação do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Em nota, a empresa informou que o terminal opera normalmente.

Vinda da Bolívia, fumaça toma conta do céu de Campo Grande
Tempo com muita fumaça na tarde desta quarta-feira em Campo Grande (Foto: Osmar Veiga)

Previsão - Entre esta quarta-feira (2) e quinta-feira (3), o avanço de uma frente fria deverá favorecer o aumento de nebulosidade, com probabilidade para chuvas e tempestades principalmente nas regiões sul, sudeste e central do Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) de tempestade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O temporal previsto é de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Ele é válido até as 9h desta quinta.

Na quinta-feira (3), estão previstas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 31°C e 34°C para as regiões sul, sudeste e leste do Estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas ficam entre 24°C e 27°C e as máximas entre 33°C e 35°C. Já nas regiões norte e Bolsão, são esperadas mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 36°C a 39°C. Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 23°C e 25°C e as máximas entre 33°C e 35°C.

Vinda da Bolívia, fumaça toma conta do céu de Campo Grande
Fumaça registrada na Rua Ceará em Campo Grande nesta quarta-feira (Foto: Paulo Francis)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias