Visto do alto, fogo serpenteia pela vegetação e varre o verde em Porto Murtinho
Condições climáticas propícias a incêndios voltaram a se repetir neste 2021
Visto do alto, o incêndio na região de Porto Murtinho tem proporções de impressionar. Uma língua de fogo serpenteia pela vegetação, reduz o verde a pó e é sempre ameaça para os animais. Enquanto as chamas se espalham, uma vasta cortina de fumaça polui o ar.
Nesta temporada do fogo 2021, voltaram a ser repetir as condições climáticas propícias a incêndios: altas temperaturas, tempo seco e a forte velocidade dos ventos. O Corpo de Bombeiros realiza a operação Portal do Pantanal desde sexta-feira (dia 20). Ainda não há informação sobre a área atingida
“Chegamos aqui na sexta-feira com reforço e iniciamos uma operação para contenção desse incêndio. A grande maioria dos focos de incêndio está sendo controlada pelo Corpo de Bombeiros. O problema é que o clima está muito seco, o vento muito forte e alta temperatura. A gente consegue controlar um foco, mas surgem outros na região e vai se tornando de grandes proporções”, afirma o tenente-coronel Fernando Carminati .
Os bombeiros contabilizaram 3.800 ocorrências de incêndios florestais entre janeiro e 22 de agosto de 2020, enquanto o mesmo período neste ano, registrou 4.029.
O Ministério do Desenvolvimento Regional vai repassar R$ 8,6 milhões para reforçar o combate a incêndios florestais em Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. Os recursos serão suficientes para ampliar as ações por, pelo menos, três meses.