ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 30º

Política

Adriane tem apoio da maior bancada, mas Rose consegue campeões de votos

Somatória dos votos dos 11 vereadores que apoiam reeleição é 13% maior que os 8 que estão com nome do União

Por Gabriela Couto | 12/10/2024 10:31
Movimentação de vereadores, no plenário Oliva Enciso, durante sessão desta legislatura (Foto: Arquivo/Izaías Medeiros0
Movimentação de vereadores, no plenário Oliva Enciso, durante sessão desta legislatura (Foto: Arquivo/Izaías Medeiros0

Se a eleição terminasse hoje, Adriane Lopes (PP) teria a maioria da Câmara Municipal como base aliada. Dos 29 vereadores eleitos, a candidata à reeleição já conseguiu apoio de 11 parlamentares. Juntos eles somam 53.784 votos.

Declararam abertamente que vão apoiar a atual prefeita em um novo mandato, toda a futura bancada do PL formada por André Salineiro (4.782 votos), Ana Portela (4.577 votos) e Rafael Tavares (8.128 votos), além do atual presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que recebeu 6.912 votos.

Bancada de vereadores eleitos que apoiam a reeleição de Adriane Lopes (PP) (Foto: Ilustração)
Bancada de vereadores eleitos que apoiam a reeleição de Adriane Lopes (PP) (Foto: Ilustração)

O partido de Adriane, o PP, conseguiu uma bancada de quatro vereadores com a vitória de Professor Riverton (6.271 votos), Maicon Nogueira (4.236 votos), Delei Pinheiro (4.179 votos) e Beto Avelar (4.063 votos).

A coligação com o Avante também assegurou outros dois aliados na campanha do segundo turno: Wilson Lands (4.148 votos) e Leinha (3.244 votos).

Já Ronilço Guerreiro, do Podemos, que estava na coligação com os tucanos, vai seguir a orientação do governador Eduardo Riedel (PSDB), que irá apoiar Adriane. Com isso, ela poderá contar com os 3.244 votos de Guerreiro.

Disputa acirrada - Do lado de Rose Modesto (União) estão oito vereadores eleitos, que totalizam 46.359 votos, uma diferença de 13% no comparativo com a adversária. No entanto, os apoiadores da candidata são os mais bem colocados na lista de vitoriosos.

Oito vereadores estão já declararam apoio a Rose Modesto (União) (Foto: Ilustração)
Oito vereadores estão já declararam apoio a Rose Modesto (União) (Foto: Ilustração)

Ao lado dela está o primeiro colocado na eleição proporcional, o ex-prefeito Marquinhos Trad (PDT) com 8.567 votos. Os candidatos do partido de Rose também conseguiram bons resultados nas urnas. A bancada do União tem Veterinário Francisco (6.371 votos), Fábio Rocha (6.314 votos) e Dr. Lívio Leite (3.636 votos).

Do PSDB, que liberou seus filiados para apoiar quem acharem melhor, já declararam apoio na candidatura de Rose os vereadores Victor Rocha (5.355 votos) e Flavio Cabo Almi (5.003 votos). A representante do União também conta com um vereador do MDB, Junior Coringa (6.131 votos) e a petista Luiza Ribeiro (4.982 votos).

Dez indefinidos – Dos dez vereadores que seguem indefinidos, a maioria afirma que deve chegar nos próximos dias a uma decisão. A somatória dos votos de todos eles é de 39.132 eleitores.

Herculano Borges (Republicanos), eleito com 4.119 votos, deve definir até segunda-feira (14), à tarde, qual melhor caminho a seguir.

Seguem avaliando o cenário e sem declaração explícita de apoio, outros dez vereadores eleitos (Foto: Ilustração)
Seguem avaliando o cenário e sem declaração explícita de apoio, outros dez vereadores eleitos (Foto: Ilustração)

Já Professor Juari (PSDB) afirmou que vai manter a neutralidade sugerida pelo partido. Ele recebeu 5.050 votos e por enquanto não vai declarar apoio a nenhuma das duas candidatas.

Faltando duas semanas para o segundo turno, os vereadores Clodoilson Pires (Podemos) que recebeu 3.859 votos e o vereador Papy (PSDB), eleito com 4.641 votos, alegaram que estão em fase de conversas. Já Otávio Trad (PSD) que teve 2.426 votos vai definir seu posicionamento até quarta-feira (16). Vale lembrar, que o diretório municipal do partido dele afirmou que vai apoiar Rose Modesto.

Do PT, o vereador Jean Fernandes, que estreará na Câmara Municipal, na próxima legislatura, após conseguir 3.768 votos, declarou apenas “que não irá votar em Adriane”. Já Landmark, que recebeu 4.022 votos não quis revelar nomes, mas disse que apoiará a candidatura que seja comprometida com a democracia e com 10 pautas, fundamentais para suprir as necessidades não atendidas até hoje em Campo Grande.

Não responderam a reportagem os vereadores Silvio Pitu (PSDB), eleito com 6.409 votos, Neto Santos (Republicanos), eleito com 4.576 votos e Dr. Jamal (MDB), eleito com 4.030 votos. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias