Aliados de primeira hora, PSDB e PP agora disputam lideranças do interior
Senadora Tereza Cristina se reuniu com governador Eduardo Riedel, após almoço com prefeitos do partido
As articulações para as eleições municipais do ano que vem já mostram desencontros entre o PSDB e o PP, que foram aliados de primeira hora na corrida eleitoral pelo Executivo estadual em 2022.
Já de olho em ampliar o número de candidatos em 2024, o presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja, fez o convite a vários prefeitos, incluindo do PP, para mudar de legenda na disputa da reeleição. O ex-governador ainda não se pronunciou a respeito, alegando muitas tarefas neste começo da semana.
A situação motivou uma série de reuniões entre a presidente regional do PP, senadora Tereza Cristina, os prefeitos e demais nomes do partido, durante toda esta segunda-feira (6).
Depois de almoçar com a cúpula no Restaurante La in Casa, em Campo Grande, o grupo progressista se reuniu com o governador Eduardo Riedel (PSDB), na sede do Poder Executivo, no Parque dos Poderes.
Além de Tereza, participaram do encontro na sede do Poder Executivo os prefeitos de Costa Rica, Jardim, Sonora e Aparecida do Taboado, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), o deputado federal Luiz Ovando (PP) e o vice-governador José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha.
Após 2h30 de reunião, apenas alguns políticos quiseram falar com a reportagem e desconversaram sobre a pauta em debate. Apenas asseguraram que vão continuar mantendo a harmonia entre as gestões municipais com a estadual, mas sem falar em troca de legenda.
O prefeito de Sonora, Enelto Ramos Da Silva, o Enelto da Farmácia (PP), afirmou que o município foi um grande apoiador da candidatura de Riedel, por isso participou do encontro na tentativa de se aproximar mais do governador.
“Temos que ter paciência e temos obras em andamento, além de outras que queremos executar. Continuamos com o compromisso feito na campanha entre Reinaldo, Tereza e Riedel. Vamos cumprir nossa promessa”, desconversou.
Deputado estadual, Gerson Claro afirmou que não sabia do que se tratava a reunião que foi chamado a participar. Ao sair disse que o encontro serviu para Riedel agradecer os prefeitos do compromisso político e eleitoral feito em 2022.
“Essa reunião é para que seja feita uma harmonia entre os políticos na parte administrativa, com relação ao governo que está começando agora. As pessoas tem uma ansiedade e querem resolver tudo no primeiro mês. Mas é um plano de governo com outra política administrativa. A harmonia continua entre PP e o PSDB”, enfatizou.
Já o deputado federal Luiz Ovando (PP) foi mais enfático no conteúdo da reunião, com afirmações entrelinhas. “O partido tem a estratégia e o objetivo de aumentar e se fortalecer ainda mais. O PP tem 21 prefeitos, 78 vereadores e 10 vice-prefeitos. Além da bancada estadual, federal e senado. A gente quer aumentar para ter mais espaço e naturalmente a gente quer valorizar isso. Agora vamos conversar com os prefeitos para colocar suas aspirações juntamente com o governo, porque eles ajudaram na campanha e tem algumas demandas para apresentar”, justificou.
Confira a galeria de imagens: