ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 22º

Política

Carlão diz que Tiago Vargas receberá advertência após ataque aos artistas

O regimento da Câmara prevê a reprovação por escrito e também na tribuna

Por Maristela Brunetto e Gabriela Couto | 19/12/2023 11:29
Presidente diz que vereador violou regimento interno e será advertido (Foto: Reprodução)
Presidente diz que vereador violou regimento interno e será advertido (Foto: Reprodução)

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse esta manhã que o colega Tiago Vargas (PSD) será advertido por escrito e durante sessão, a partir da tribuna, por ter batido boca com representantes do setor cultural na semana passada. O grupo pedia apoio para acesso a recursos de financiamento cultural e o parlamentar acabou por mostrar a carteira de trabalho e mencionar a existência de vagas na Funsat (Fundação Social do Trabalho), o que acabou gerando tumulto.

Carlão considerou que houve excesso de ambos os lados, “mas ele errou mais”, porque tinha uma conduta a seguir, conforme previsto no regimento da Casa. Ele comparou que quando a situação de excesso vem do público presente, ele tem o poder de encerrar a sessão, já com um parlamentar, há regra própria.

Nesse sentido, o presidente mencionou que os parlamentares são “escravos do regimento interno”. Caso o assunto ainda produza mais repercussão, como eventual pedido de cassação, como chegou a ser ventilado por entidades do setor cultural, a procuradoria jurídica será acionada e o caso remetido ao presidente da Comissão de Ética, Epaminondas Vicente Silva Neto, o Pappy (SD).

Carlão, por fim, comentou que excessos que o vereador cometa nas redes sociais não devem ser analisados pela Casa, mas pela Justiça. O assunto veio à tona porque uma artista registrou boletim de ocorrência por difamação, mencionando que sofreu linchamento virtual a partir de publicação do parlamentar, que despertaram discursos de ódio contra ela.

O parlamentar ainda não se encontrava na sessão para comentar a fala do presidente da Casa. O Fórum de Cultura de Campo Grande levou à Câmara uma nota de repúdio contra o parlamentar e também à própria Mesa Diretora, por não ter sido mais enérgica na ocasião.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias