ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em Brasília, Riedel fala em proteger MS de perdas com a reforma tributária

Defensor da reforma, o governador de Mato Grosso do Sul participou de encontro com gestores do Centro-Oeste

Jhefferson Gamarra | 13/06/2023 14:35
Governador Eduardo Riedel durant a rodada de conversas com autoridades do Centro-Oeste (Foto: Guilherme Pimentel/Governo MS)
Governador Eduardo Riedel durant a rodada de conversas com autoridades do Centro-Oeste (Foto: Guilherme Pimentel/Governo MS)

Em mais uma rodada de debates sobre a reforma tributária, o governador Eduardo Riedel (PSDB) participou de um encontro com governadores do Centro-Oeste e o relator do projeto, deputado Agnaldo Ribeiro (PP), em Brasília, nesta terça-feira (13).

Durante a conversa, o gestor destacou a importância da reforma para o Brasil, mas reafirmou a necessidade de criar mecanismos e ações que possam proteger os estados de perdas de arrecadação, inclusive o Mato Grosso do Sul.

"A reforma é importante para o país, mas temos que resguardar alguns aspectos para que não haja o desmonte de uma longa e árdua trajetória que os estados construíram nos últimos anos. O relator ouviu atentamente nossos pontos e vai repassá-los ao grupo de trabalho que trata do assunto", disse o governador.

Temendo prejuízos, Riedel enfatizou a necessidade de que esses mecanismos de proteção aos Estados sejam incluídos texto constitucional, e não deixados para uma etapa posterior. "Que esteja no texto e não regulamentado posteriormente, para que tenhamos garantias e a reforma possa avançar no Congresso Nacional com essas premissas colocadas."

Desde o início das discussões, Riedel se posicionou a favor da reforma tributária, mas com a garantia de medidas para que o Mato Grosso do Sul não sofra prejuízos com essa mudança constitucional. Entre os pontos citados está o período de transição, que deve ser mais longo para mitigar as "perdas" e a criação de um fundo para a recuperação de receitas potenciais.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), também enfatizou a necessidade de criar medidas para proteger os estados em desenvolvimento. “Compartilhamos com o relator os pontos importantes que podem impactar os estados do Centro-Oeste. Concordamos com os pilares da reforma, como simplificação e novo modelo tributário, mas há impactos regionais que precisam ser enfrentados”.

O deputado Agnaldo Ribeiro, relator da reforma em tramitação no Congresso, garantiu que ouviu todos os pontos levantados pelos governadores e que o momento é de colaboração e diálogo com todos os envolvidos. "Esse esforço conjunto nos permitirá ter um texto que dê tranquilidade e segurança jurídica, ouvindo a todos, inclusive produtores e consumidores, para que seja aprovado na Casa Legislativa”, frisou.

Nos siga no Google Notícias