ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Justiça Federal afasta incidência de ISS sobre honorários de sucumbência

Demanda é fruto de mandado ingressado pela OAB-MS

Jéssica Benitez | 05/12/2022 14:14
OAB-MS conseguiu decisão favorável (Foto Divulgação)
OAB-MS conseguiu decisão favorável (Foto Divulgação)

A Justiça concedeu liminar reconhecendo como ilegal a cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em honorários sucumbenciais que são os atribuídos à parte vencida no processo. O mandado de segurança coletivo foi ingressado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul).

Além disso, os valores recolhidos nos últimos cinco anos devem ser devolvidos pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento). De acordo com o juiz federal do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), Pedro Pereira dos Santos, a Constituição prevê que os municípios instituam o imposto.

“Porém, o mesmo entendimento não se aplica aos honorários de sucumbência. Ora, para parte sucumbente o advogado da parte vitoriosa não presta serviço algum. Pelo contrário, bem sopesado o resultado, o trabalho do advogado vitorioso sempre importa em prejuízo a quem lhe paga”, diz a decisão. Ainda cabe recurso.

A medida vale para advogados, sociedades individuais e sociedades de advogados. O presidente da instituição, Bitto Pereira, cita a importância da sentença. “A OAB/MS, mais uma vez, cumpre seu papel institucional de representar a advocacia sul-mato-grossense e seus legítimos interesses e, através desse mandado de segurança, consegue impedir a ilegalidade da cobrança de ISS sobre os honorários de sucumbência”.

Nos siga no Google Notícias