ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 31º

Política

Lideranças do PT se reúnem com Riedel para discutir comando de secretaria

Deputado federal Vander Loubet (PT) articulou encontro para consenso sobre participação do PT no governo

Caroline Maldonado | 13/01/2023 09:26
À esquerda, deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT”, e à direita, governador Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Arquivo e Divulgação)
À esquerda, deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT”, e à direita, governador Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Arquivo e Divulgação)

Lideranças do PT (Partido dos Trabalhadores) se reunirão nesta sexta-feira (13) com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para discutir o comando da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e uma Secretaria Especial de Agricultura Familiar.

As relações entre os partidos estavam “estremecidas”, nas palavras do deputado estadual eleito José Orcírio Miranda dos Santos, o “Zeca do PT”, pois não havia consenso sobre o tema, mas ele espera fechar o acordo hoje.

O deputado explica que o partido precisa do comando da Agraer e uma secretaria para poder viabilizar melhorias para a agricultura familiar, que são compromissos tanto do PT quanto de Riedel.

Ele conta que após dificuldades para entrar em consenso, o presidente da executiva estadual, deputado federal Vander Loubet (PT), conversou com Riedel e a reunião foi marcada.

“Temos uma bancada expressiva de deputados estaduais, deputados federais e a presidência da República. A relação entre PT e Riedel estava, de certa forma, estremecida em função do andamento das conversas iniciais. O Vander entrou na jogada e conseguiu articular. O gesto do governador de chamar para reunião manifesta a enorme capacidade dele de recuperar espaços de diálogo com um partido que teve grande influência da eleição dele”, comenta Zeca.

O deputado detalha que o PT quer focar no trabalho voltado aos assentados, pequenos agricultores e indígenas, principalmente, para que assentados com mais de 10 anos recebam títulos. Além disso, é objetivo ajudar a melhorar a qualidade da terra para produção, oferecer manutenção de equipamentos e tratores.

“Os agricultores familiares são quem, de fato, produzem o que o povo precisa para se alimentar. O agronegócio produz para a exportação. Portanto, a preocupação dele [Riedel] de valorizar as famílias e entregar a Agraer para o PT é um gesto fundamental, porque temos o Governo Federal, que vai mandar muito recurso para agricultura, e precisamos atuar, tanto na agência quando na Secretaria Especial da Agricultura Familiar”, diz Zeca.

Na terça-feira (10) dirigentes do PV (Partido Verde), PC do B (Partido Comunista do Brasil), PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e Rede Sustentabilidade se reuniram para organizar e estruturar esses partidos, para dar sustentação popular ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também para as eleições municipais de 2024. O partido já começou a articular em MS a construção de uma frente de esquerda.

Nos siga no Google Notícias