Lula escolhe Luís Marinho para chefiar Ministério do Trabalho
Marinho foi eleito deputado federal neste ano e tem histórico em centrais sindicais
Segundo apurado pelo jornal Folha de São Paulo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) para comandar o Ministério do Trabalho, a partir de janeiro de 2023.
A apuração se baseia em pessoas ligadas ao PT (Partido dos Trabalhadores), que disseram que Lula já convidou o aliado, que aceitou a proposta. Contudo, o anúncio oficial deve ser formalizado nos próximos dias.
O Ministério do Trabalho foi extinto por Jair Bolsonaro (PL), em 2019, mas em 2021, foi recriado e chefiado por Onyx Lorenzoni (PL-RS).
Marinho é presidente do diretório estadual do PT em São Paulo e chefiou a pasta de 2005 a 2007. Ele possui trajetória no meio sindical.
Tanto Lula quanto sindicalistas já se posicionaram contra a volta do chamado imposto sindical, uma contribuição obrigatória aos sindicatos, que foi substituída na reforma trabalhista por um recolhimento opcional.
Entretanto, uma das sugestões de centrais trabalhistas é que contribuições aprovadas em assembleia se apliquem a todos os trabalhadores da categoria.