Lula se reúne com senador paraguaio que sofreu atentado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido nesta manhã com o senador paraguaio Robert Acevedo, que sofreu atentado na segunda-feira da semana passada.
Robert esteve na praça central de Ponta Porã, durante descerramento de uma placa comemorativa, e está agora reunido com Lula a portas fechadas, na sede do 11º Batalhão de Cavalaria Mecanizada.
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também participa do encontro.
Os senadores paraguaios pretendem pressionar o presidente Lula para reforçar a segurança na fronteira, com a presença de mais militares.
Robert Acevedo procurou outros senadores com o objetivo de elaborar um documento no qual exigirão medidas mais duras por parte do Brasil na fronteira entre os dois países.
O atentado contra o senador aconteceu em Pedro Juan Caballero. O segurança e o motorista dele foram mortos. A polícia paraguaia prendeu quatro envolvidos no crime, todos brasileiros.
Existe informação de os traficantes da região pensam que Acevedo é informante da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) nas diversas operações e apreensões de drogas na fronteira. Isso seria uma das razões de ter sido atacado.
O delegado da Polícia Civil de Ponta Porã, Claudineis Galinari, não concorda com os senadores paraguaios.
"No nosso lado (brasileiro), nós seguramos a criminalidade, o problema é no Paraguai", rebate.