Presidente da Assomasul cobra compromissos de presidenciáveis com municípios
Pedro Caravina espera que candidatos ao Palácio do Planalto assumam responsabilidades junto às prefeituras; oito pleiteantes ao cargo participarão de painéis
O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina (PSDB, Bataguassu), defendeu nesta segunda-feira (21) que os candidatos à Presidência da República incluem em suas agendas o compromisso de cobrir custos dos municípios com programas do governo federal. A sugestão foi apresentada em reunião na CNM (Confederação Nacional de Municípios), que integrou a 21ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre até quinta-feira (24) na capital federal.
Membro ativo do Conselho Político da CNM, Caravina destacou, segundo sua assessoria, que o presidente da República tem força para aprovar votações no Congresso mobilizando a base de apoio. Desta forma, poderiam emplacar propostas de interesse das prefeituras –algo a ser cobrado pelos prefeitos no futuro.
Uma das preocupações dos prefeitos, segundo ele, é com as verbas para manutenção dos programas do governo nos municípios, que seriam insuficientes para o custeio. Isso levaria os Executivos municipais a arcarem com despesas mesmo sem ter receitas. Um exemplo seria o ESF (Estratégia Saúde da Família), do Ministério da Saúde, no qual a União paga apenas R$ 7 mil aos municípios, apesar de as despesas nos postos de saúde chegarem a R$ 50 mil.
Confirmados – Segundo a assessoria da Assomasul, oito pré-candidatos ao Planalto devem participar da Marcha, em painéis marcados para esta terça-feira (22) e quarta (23): Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Manuela D’Ávila (PC do B), Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB).
Ainda na quarta-feira, está programada a leitura de carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.
Após suas falas, os presidenciáveis deverão responderão questionamentos sobre problemas enfrentados pelos municípios, incluindo a partilha de competências e dos recursos de arrecadação.
Mais de 5 mil prefeitos confirmaram presença na Marcha que deve contar também com a presença do presidente Michel Temer e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A Assomasul levou 55 dos 79 prefeitos do Estado ao encontro.