ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Política

Recursos de programas sociais são importantes para comércio local, avalia Simone

Ministros visitam unidade do CadÚnico, cadastro que atende 8,5 mil famílias na Capital

Por Silvia Frias e Aline dos Santos | 18/12/2023 09:35
Simone Tebet, durante visita na Central do CadÚnico, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Simone Tebet, durante visita na Central do CadÚnico, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Na primeira agenda em Campo Grande, três ministros visitaram a central do CadÚnico (Cadastro Único), que atende famílias de baixa renda e recebem recursos de programas sociais. A titular da pasta de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que esse trabalho é fundamental para encaminhar beneficiados ao mercado de trabalho.

A Central do CadÚnico foi inaugurada em 2021, no Bairro Amambaí, por conta da crescente demanda do serviço, principalmente após os efeitos da covid-19.

Simone Tebet diz que a cada R$ 1 de programa social, R$ 0,80 voltam para o comércio local. A ministra diz que os programas sociais são questionados há pelo menos 10 anos, sob alegação de que “se dá o peixe e não se ensina a pescar”. Ela diz que é trabalho fundamental para encaminhar ao mercado de trabalho e cursos profissionalizantes.

Hoje cedo, além de Simone Tebet, a visita contou com a participação dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Brasil, e Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), senadora Soraya Thronicke (Podemos) e a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), acompanham o grupo.

Senadora Soraya Thronicke mostra relatório da SAS; atrás, os ministros Wellington Dias e Simone Tebet (Foto: Marcos Maluf)
Senadora Soraya Thronicke mostra relatório da SAS; atrás, os ministros Wellington Dias e Simone Tebet (Foto: Marcos Maluf)

Adriane Lopes entregou aos ministros um relatório de trabalhos desenvolvido pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) em 2023 e falou do que é executado por meio do CadÚnico.

Na unidade do Bairro Amambaí, por exemplo, são 1,2 mil atendimentos por mês. Em Campo Grande, o CadÚnico atende, em média, 8,5 mil famílias por mês. Até setembro, foram 195.890 famílias inscritas. O cadastro está disponível para atendimento em 26 unidades na cidade, sendo 21 Cras (Centro de Referência de Assistência Social), 4 centros de convivência, um Centro POP (para população em situação de rua).

Os ministros ainda participam de agenda no Bioparque, com assinatura da Lei do Pantanal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias