STF forma maioria para tornar réus mais 245 denunciados por invasões em Brasília
Julgamento encerra às 23h59 desta segunda-feira (15); ao todo, corte já tornou réus 550 denunciados
O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria de votos para tornar réus mais 245 denunciados por executarem ou incitarem as invasões ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. Quando o resultado for formalizado, já serão 795 pessoas acusadas por envolvimento nos atos, entre eles, pelo menos dez sul-mato-grossenses.
Inicialmente, o Supremo julgava neste lote 250 denúncias, mas, por problemas técnicos no plenário virtual, cinco casos foram retirados de análise e serão retomados futuramente.
Nesta quarta leva, constavam os nomes de cinco nascidos e/ou residentes em Mato Grosso do Sul: laine Ferreira Gonçalves, de 43 anos, Joci Conegones Pereira, 52, José Paulo Alfonso Barros, 46, Maria Aparecida Barbosa Feitosa, 47, e Ricardo Moura Chicrala, 33. Como cinco nomes foram retirados, nem todos podem ter sido acusados neste bloco.
A partir da 0h desta terça, o STF também começa a julgar, em plenário virtual, outras 250 denúncias. Será o quinto bloco de acusados a entrar em julgamento.
Embora cada sessão analise um conjunto de denúncias, os ministros avaliam a situação dos denunciados individualmente, caso a caso.
Se as denúncias forem recebidas, os acusados passam a responder a uma ação penal na Corte, em que poderão apresentar defesas e provas no curso do processo.
O Supremo já tornou réus 550 denunciados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) nos inquéritos do 8 de janeiro.
Invasão - No dia 8 de janeiro, manifestantes vestidos de verde e amarelo estavam acampados diante do quartel-general do Exército, em Brasília, e foram para a Esplanada dos Ministérios. Invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Ao todo, a PGR ofereceu 1.290 denúncias contra investigados pelas invasões.