ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 37º

Saúde em Equilíbrio

Resiliência: o caminho para a qualidade de vida

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 11/09/2024 10:49

Você sabia que fragilidade em excesso, assim como o extremo de resistência são estados que possuem consequências significativas para a saúde? A fragilidade pode oferecer um estado de vulnerabilidade aumentado, levando a riscos como quedas, lesões ortopédicas, hospitalizações frequentes, declínio funcional, entre outros. Os indivíduos frágeis têm maior dificuldade em lidar com estresses físicos e emocionais. Por outro lado, o extremo de resistência, embora inicialmente percebido como positivo, pode resultar em efeitos adversos. A resistência excessiva pode levar ao burnout, lesões por esforço repetitivo, problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, e comprometimento do sistema imunológico devido ao estresse crônico.

Nossa dica de hoje é: procure desenvolver a percepção da sua consciência corporal, para auxiliar na busca do equilíbrio saudável entre resiliência e autocuidado para garantir a longevidade com qualidade de vida e bem estar físico e mental.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias