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Veículos

Antes de pegar a estrada, confira o estado dos pneus do seu carro

Veja as dicas que selecionamos para não ter surpresas desagradáveis em sua viagem

Márcio Martins | 24/12/2013 16:25
Antes de pegar a estrada, confira o estado dos pneus do seu carro

Com a chegada do final do ano, muita gente se prepara para botar o pé na estrada, esquecer os problemas e visitar os amigos e familiares. Porém pegar a estrada requer uma preparação extra e uma atenção especial para aqueles que vão sofrer com todos os imprevistos das estradas brasileiras: os pneus.

Por isso selecionamos aqui algumas dicas e cuidados com os pneus do seu carro.

Todos os pneus possuem no fundo dos sulcos da banda de rodagem, indicadores de desgaste, que são pequenas saliências com altura de 1,6 mm indicando o seu limite legal de uso. Note-se que os sulcos da banda de rodagem tem a função de drenar a água contida entre a banda de rodagem e a pista em caso de chuva. No verão, quando temos maiores precipitações pluviométricas, a dica é ter pneus com sulcos acima de 1,6 mm. Lembre-se, trafegar em estradas com pneu careca é perigoso, imprudente e, além disso, é considerado uma infração de trânsito.

O balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo deve ser realizados a cada 10.000 kms rodados, ou ainda quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.

O motorista não deve esquecer de verificar se o estepe está no veículo (tem ocorrido muitos roubos desse pneu de reserva) e deve verificar seu estado dele. Ele precisa estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

Antes de pegar a estrada, confira o estado dos pneus do seu carro

Uma forma de prolongar a vida útil do pneu é fazendo o sistema de rodízio, que apesar de ser bastante conhecido ainda gera algumas dúvidas no motorista, o ideal é que o rodízio seja feito a cada oito ou 10 mil quilômetros, assim o sistema compensa a diferença de desgaste e melhora a estabilidade do carro.

Outro ponto crucial é a calibragem, é recomendado que a calibragem seja feita com os pneus frios, ou seja, quando o veículo está parado há um bom tempo ou não rodou mais que três quilômetros. A recomendação existe porque com o pneu quente as moléculas de ar se expandem e aumentam a pressão interna, o que atrapalha na hora de colocar a calibragem ideal.

Com o carro carregado a calibragem é diferente, verifique o manual para saber qual é o valor recomendado em cada situação.

Antes de pegar a estrada, confira o estado dos pneus do seu carro

Antes de comprar pneus novos confira se eles possuem as seguintes indicações claramente gravadas em relevo nas suas laterais: tamanho (medidas) e índices de carga e velocidade conforme indicações do Manual do Proprietário, modelo, estruturas e aplicabilidade.

Ao comprar pneus novos deixe os antigos no revendedor e confirme com ele que serão adequadamente descartados. As indústrias do setor mantêm o maior programa de logística reversa do país, feito pela Reciclanip, para assegurar que pneus inservíveis não causarão passivo ambiental ou de saúde.

Vale lembrar que os pneus são o item mais importante de segurança do veículo. Eles têm a função de suportar as cargas através do ar contido sob pressão, absorver irregularidades do piso, transmitir tração e frenagem para a superfície do piso e mudar ou manter a direção de percurso.

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