Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Black Series chega no Brasil
Modelo é inspirado na versão de competição SLS AMG GT3
Acaba de chegar em solo brasileiro o superesportivo SLS AMG Coupé Black Series, o modelo asas de gaivota mais rápido de todos os tempos. Quinto integrante da família Black Series da AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, a versão topo de linha do SLS AMG Coupé une design diferenciado a uma série de desenvolvimentos nas áreas do motor, transmissão automática, suspensão e aerodinâmica, resultantes da experiência nas pistas de corrida.
O carro vem equipado com o propulsor V8 AMG de 6,3 litros que gera 631 cv a 7.400 rpm e leva o carro da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima chega a 317 km/h.
O motor possui um sistema especial de fixação, com coxins pressurizados a gás unindo o motor à carroceria e eliminando eficientemente reações indesejadas à aceleração em situações dinâmicas extremas como as das pistas de corrida. O motor AMG V8 6,3 litros é construído à mão na seção de acabamento da fábrica de Affalterbach, seguindo a filosofia "um homem, um motor", em que cada motor é montado por um único engenheiro.
Com peso líquido de 1.625 kg, o novo SLS AMG Coupé Black Series é 70 kg mais leve que o SLS AMG e oferece a melhor relação peso/potência entre todos os veículos AMG Black Series, 2,57 kg/hp, a altura de carros de competição. Seguindo a estratégia "AMG Lightweight Performance", diversos componentes da carroceria, como o capô, o painel traseiro atrás dos bancos, os reforços diagonais na parte inferior do monobloco e o tubo de torque entre o motor e a transmissão são inteiramente feitos de material composto de fibra de carbono.
Por dentro, o SLS AMG Coupé Black Series traz volante esportivo AMG Performance, com base achatada, totalmente revestido com couro Alcantara. O console central é de fibra de carbono, contribuindo para a diminuição de peso do modelo. Também está presente um sistema de áudio de alto desempenho da Bang & Olufsen.
O SLS AMG Coupé Black Series vem equipado com transmissão de sete marchas AMG SPEEDSHIFT DCT fica dez milímetros mais baixa, rebaixando o centro de gravidade do carro, e é fixada à carroceria por coxins pressurizados a gás para evitar ciclos de tensão. A transmissão de dupla embreagem dispõe de quatro modos de operação (C, S, S+ e M). As opções "Sport plus" (S+) e "Manual" (M), em particular, asseguram um comportamento significativamente mais esportivo do que obtido nos modelos SLS AMG e SLS AMG GT. Além de maior velocidade nas trocas de marchas, a redução no tempo de resposta aos comandos do motorista e a rigidez das trocas contribuem para o maior dinamismo.
Visualmente, muitos detalhes foram inspirados em modelos de competição. Chamam a atenção itens como faróis e lanternas escurecidos, saída de ar central e aerofólio, entre outros. Completam o conjunto rodas de liga-leve calçadas por pneus esportivos (dianteiros: 275/35 R19; traseiros: 325/30 R20) e eficientes freios de cerâmica.
O carro chega no Brasil com valor salgado de 499 mil dólares, o equivalente a R$ 1.185.923,40.