Golpe do empréstimo consignado
É impressionante como cresce assustadoramente o número de aplicação de golpe do empréstimo consignado contra os idosos.
O crédito consignado é um empréstimo concedido a aposentados, pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e funcionários públicos e, as parcelas são descontadas diretamente do benefício do segurado.
Na maioria das vezes os juros são atrativos, mas o idoso acaba pagando o dobro, triplo do valor emprestado.
O que muitos não sabem, é que alguns descontos embutidos no benefício são indevidos e ilegais, como por exemplo, a “venda casada” de um crédito no cartão consignado que, muitos aposentados nem o recebem em casa e nem fazem uso.
São diversos os meios utilizados pelos golpistas, porém, os mais utilizados são telefones e Whats App.
Acreditem: pessoas se passam por servidores do INSS para aplicar o golpe, dizendo para o idoso que há um valor para ele receber do INSS e esse valor é depositado na conta do Segurado que, inocentemente acredita que “ganhou” esse valor do INSS e, depois é surpreendido com descontos no seu benefício.
Dificilmente, nos dias atuais, algum idoso aposentado ou pensionista não recebeu alguma ligação de oferta de empréstimo consignado, através do telefone ou WhatsApp. Praticamente 100% dos aposentados recebem esse tipo de golpe.
Muitos inclusive recebem telefonemas de oferta de valor consignado sem mesmo ter recebido a carta de concessão do seu benefício em casa. Ou seja, muitas vezes, o idoso nem sabia que já estava aposentado, nem deu tempo do INSS lhe enviar o comunicado de decisão e os golpistas já começaram a ligar oferendo empréstimo consignado.
Outro fato importante a registrar é referente ao aceite da proposta do empréstimo. Antigamente o aceite se dava através de um contrato que deveria ser assinado pelo aposentado, mas hoje não é mais assim, bastando o aposentado apenas enviar foto da sua face e dos documentos pessoais, que o aceite foi oposto, o valor já cai na conta e os descontos começam a ocorrer no benefício.
A situação realmente é grave e os idosos que sofrem algum tipo de golpe do consignado experimentam violência patrimonial, financeira e econômica que é qualquer prática que visa a apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa e pode ser realizada por familiares, profissionais ou instituições.
Por isso, é muito importante que o idoso procure a delegacia e registre a ocorrência, bem como contrate um advogado de sua confiança para resolver o problema.
Isso precisa ser combatido de alguma forma e as instituições severamente penalizadas pelo Judiciário.
(*) Juliana Pimentel Miranda dos Santos é presidente da Comissão das Pessoas Idosas da OAB-ES.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.