Maternidades a’d(i)versas: que contextos estamos criando?
Iniciamos convidando a reflexão sobre o que a interação com a palavra ‘mãe’ nos provoca?
A interação com a palavra ‘mãe’ evoca idealizações vinculadas a projeções positivas, virtuosas, bondosas, permeadas pela naturalização de que as mulheres incorporam este papel de modo tranquilo, pleno e imersas em boas emoções.
As construções sociais colocam à mulher ‘idealizações de maternidade’ que ao serem incorporadas podem ser vividas de formas contraditórias e conflituosas frente às suas singularidades, historicidades e subjetividades.
Tratam-se de projeções desdobradas de pressões sociopolíticas e capitalistas que intencionam um certo lugar às mulheres que estão a vivenciar a maternidade. Quase que as convidam a suspenderem todos os seus demais papéis, o restante da vida, para ficarem absorvidas com e no papel de mãe. Esta alocação social conduz muitas mulheres a vivenciarem emoções, sentimentos e pensamentos antagônicos em meio a incertezas e inseguranças quanto ao bom, adequado e satisfatório desempenho da maternidade. A reprodução de visões estereotipadas, preconceituosas e idealizadas sobre o que é ou o que deve ser a maternidade tem efeitos desumanos sobre as mulheres.
As ideologias hegemônicas incidem na política pública, no campo jurídico, da educação, da saúde e tantos outros que contornam o lugar da mulher/mãe em nossa sociedade. Percebe-se a permanência do significado de ser dever da mulher cuidar, de estar incumbido a ela, em maior instância, as responsabilidades relativas ao cuidado da prole. Visões e práticas sociais que sobrecarregam as mulheres numa função que elas não devem e nem conseguem assumir integralmente sozinhas. O cuidado de uma criança é dever de todos, mãe, pai, família, comunidade ampliada!
Na intersecção das circunstâncias de vida, ideais de maternidade e simbolismos; alto nível de demandas de cuidados múltiplos, complexos e contínuos versus a escassez de recursos e suporte, surgem os estressores, as crises, os sofrimentos e os adoecimentos das mães, das crianças, das famílias. A permanência da influência do patriarcalismo na sociedade, nas interações familiares e sociais ampliadas, tem comprometido as funções de cuidado e de socialização de crianças e de adolescentes.
É premente discutirmos o lugar simbólico e prático da mulher e da maternidade em nossa sociedade; e provocarmos transformações da reverberação do patriarcalismo e caminhar na direção da coparentalidade e corresponsabilização no cuidado de crianças e adolescentes. A organização familiar para o cuidado dos filhos precisa tornar-se um processo compartilhado, estabelecido mutuamente e, não imposto “silenciosamente” por valores culturais sexistas e por uma ideologia hegemônica calcada em ideias machistas que excluem, sobrecarregam e geram sofrimentos físicos, psíquicos e sociais nas mulheres/mães. As interações em família podem conduzir crianças a não manterem o ciclo que vulnerabiliza mulheres em função das concepções de mãe disseminadas.
A escuta das vozes das mulheres/mães nos diferentes contextos de exercício da maternidade revela assimetrias: nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho, nos espaços públicos e nos domésticos, e, em especial, nos cenários de cuidado de saúde, que naturalizam e reproduzem a normatização da mãe como a cuidadora e a responsável pelos filhos, fragilizando-as nas demais dimensões da vida social e afetiva.
A valorização da maternidade nas esferas da vida e dos direitos da mulher, a desconstrução de concepções estereotipadas e o deslocamento para perspectivas cada vez mais inclusivas, respeitosas e equitativas do ser mulher/mãe nos diferentes contextos, são pautas que precisam de constante discussão, particularmente em locais estratégicos como escolas e instituições formadoras de profissionais da educação e da saúde.
No caminhar da maternidade e da vida, é preciso questionar as diferentes formas-contornos, os sentidos, as possibilidades do ser mulher/mãe: O que significa ser mulher/mãe na nossa sociedade atual? O que significa ser mulher/mãe na pobreza? O que significa ser mulher/mãe negra? Indígena? O que significa ser mulher/mãe universitária? O que significa ser mulher/mãe profissional de saúde? O que significa ser mulher/mãe professora, pesquisadora, cientista? O que significa ser mulher/mãe na adversidade, do cuidar de crianças e adolescentes com condições crônicas complexas, dependentes de tecnologias ou mediante diagnósticos de condições ameaçadoras à vida? Assim como, não podemos deixar de nos questionar sobre quais os obstáculos, mazelas e adoecimentos nós reproduzimos nestas diferentes situações, circunstâncias e contextos de exercício da maternidade?
A abertura de espaços de acolhimento, de potencialização e de reconhecimento das múltiplas narrativas das mulheres/mães nos diferentes espaços sociais que se inserem (ou não) é um caminho fundamental para o encontro de necessidades, de desejos e de possibilidades de suporte ao esperançar que as movimentam nos esforços cotidianos para o exercício dos seus múltiplos papéis, que confluem em projetos de vida e de maternidade.
Por uma maternidade símbolo de humanidade, de resistência e com mais esperança e bem-estar às mulheres/mães!
(*) Aline Oliveira Silveira é professora associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.
(*) Monika Wernet é professora associdada do Departamento de Enfermagem da UFSCar.