Governo estuda decreto para obrigar uso de máscaras em MS
Secretário de Saúde disse que entregou ato para avaliação do governador Reinaldo Azambuja
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, disse que entregou ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) cópia de decreto que pode tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em Mato Grosso do Sul. A informação foi passada durante transmissão ao vivo, na manhã desta segunda-feira (6).
“Levei uma cópia de um decreto para o governo estudar, entreguei nas mãos do governador, para o uso da máscara, Queremos normatizar o uso da máscara de pano aqui no Estado e vamos aguardar essa definição que haveremos de dar no dia de amanhã”, adiantou Resende.
A medida pode vir na esteira do que foi feito em Mato Grosso, onde, a partir do dia 13 de abril, o uso de máscaras será obrigatório em todo o estado.
O uso da proteção foi centro de debates no princípio da pandemia, quando a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendava apenas para profissionais da saúde ou pessoas que tem contato direto com infectado pelo novo coronavírus.
No fim da última semana, a entidade mudou posição e revelou que estuda estratégias de uso comunitário da máscara como forma de diminuir o contágio em massa.
Máscaras de pano, feitas em casa, também têm uso incentivado na Alemanha (95,3 mil casos e 1,4 mil mortes).
Em países do Leste Europeu, como República Tcheca (4,5 mil casos e 67 mortes) e Eslovênia (997 casos e 28 mortes), só entra nos supermercados quem estiver com a proteção.
Coronavírus - Segundo última atualização da SES, Mato Grosso do Sul soma 66 casos confirmados e 63 em investigação. Uma pessoa morreu em decorrência do vírus no Estado.