ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Paschoal Carmello Leandro assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral

Desembargador Carlos Eduardo Contar será o vice-presidente do órgão; mandato vai até janeiro de 2025

Guilherme Correia | 04/05/2023 18:49
Governador Eduardo Riedel cumprimenta o novo presidente do TRE, Paschoal Carmello Leandro. (Foto: Saul Schramm)
Governador Eduardo Riedel cumprimenta o novo presidente do TRE, Paschoal Carmello Leandro. (Foto: Saul Schramm)

O desembargador Paschoal Carmello Leandro assumiu a vaga de presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) na tarde desta quinta-feira (5). O desembargador Carlos Eduardo Contar será o vice-presidente do órgão. O mandato vai até 30 de janeiro de 2025.

“Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo de presidente deste Tribunal Regional Eleitoral, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis da República Federativa do Brasil, pugnando sempre pelo prestígio e respeitabilidade da Justiça Eleitoral”, declarou Carmello Leandro.

Em seu discurso de posse, ele cumprimentou o governador Eduardo Riedel (PSDB) e os demais secretários estaduais, que estavam na cerimônia, além do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) e Gerson Claro (PP), que representavam a Assembleia Legislativa.

Ele iniciou sua fala citando passagem bíblica e agradeceu seus pares. "O livro sagrado nos revela que, na vida, nada acontece por acaso. Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito do céu. O homem, na sua liberdade, tem seus planos e objetivos, sendo bons, e são abençoados por Deus”.

“Quis Deus, nesse contexto, me agraciar, pela segunda vez, com honra e privilégio de assumir a presidência deste egrégio Tribunal Regional Eleitoral”.

Ele citou as Eleições de 2022, organizadas pelo TRE, e disse que houve “total esmero e dedicação”, que proporcionaram aos eleitores “segurança e transparência necessária ao pleno e livre exercício do voto. Tudo isso, sem descuidarmos da questão orçamentária".

Afirmou ainda que haverá manutenção da democracia e sustentação jurídica. Mencionou que o TRE receberá reformas, bem como cartórios regionais de Corumbá, Ponta Porã e Nova Andradina.

Representantes do Poder Judiciário, Assembleia e Governo do Estado estiveram na cerimônia. (Foto: Saul Schramm)
Representantes do Poder Judiciário, Assembleia e Governo do Estado estiveram na cerimônia. (Foto: Saul Schramm)

Histórico - Paschoal Carmello Leandro foi aprovado, por meio de concurso público, para a magistratura. Inicialmente, foi nomeado juiz substituto em 1983, no município de Aquidauana. Ele atuou como juiz de Direito, em 1984, em Rio Brilhante; em 1986, em Jardim e, em 1990, em Campo Grande.

Em 2005, foi promovido a desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e ocupou cargo de ouvidor judiciário, oito anos depois.

Carlos Eduardo Contar já foi vice-presidente do Tribunal de Justiça (2014), atuando também nas áreas de saúde e violência contra a mulher, e presidiu o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (2017). No biênio de 2019 a 2020, exerceu o cargo de presidente do TJMS.

Antecessor - Em 25 de março, ocorreu a última sessão plenária com o desembargador Julizar Barbosa Trindade como membro efetivo do TRE-MS. O magistrado deixou a vaga em 1º de maio.

Durante a solenidade de homenagem, o magistrado recebeu os cumprimentos dos demais membros do colegiado e também do procurador regional Eleitoral, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, pela sua trajetória.

Na oportunidade, o juiz-membro do TRE-MS José Eduardo Chemin Cury fez homenagem ao colega. “O desembargador Julizar, com absoluta certeza, honrou cada dia dos seus 41 anos dedicados à magistratura sul-mato-grossense, vários deles à Justiça Eleitoral”.

“Sempre lembrado por todos como um juiz dedicado, honesto, trabalhador, muito cuidadoso na análise do direito das pessoas e de uma lhaneza e educação marcantes, tratando a todos, sem qualquer distinção, com absoluto respeito e profunda cordialidade”.

Nos siga no Google Notícias