Primeira saída dada por embaixada a brasileiros é ir de trem até a Romênia
Medida pode beneficiar sul-matogrossenses “presos” na Ucrânia, que enfrenta invasão da Rússia
Anúncio da Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, pode beneficiar sul-matogrossenses “presos” no país do leste europeu que enfrenta invasão da Rússia desde o começo desta semana. A opção dada pelo Itamaraty é que brasileiros possam ir de trem da capital até a cidade de Chernivtsi, no oeste do país, nas proximidades da fronteira com a Romênia.
Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, já que a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas. Por conta disso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).
O Campo Grande News mostrou o caso de dois sul-matogrossenses ansiosos: o jogador de futebol, Ismaily Gonçalves que é lateral do time ucraniano Shakhtar Donetsk e nascido em Ivinhema; e o intérprete campo-grandense Ross Kasakoff.
“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência", informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook.
Segundo a embaixada, a prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. “Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira", alertou a embaixada.
Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação.
Romênia - a Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.
Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.