ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Secretaria amplia cirurgias em mutirão do MS Saúde até 31 de julho

Prazo foi prorrogado porque ainda há recursos em caixa para serem usados

Por Cassia Modena | 10/02/2025 08:15
Secretaria amplia cirurgias em mutirão do MS Saúde até 31 de julho
Secretário estadual de Saúde acompanha mutirão de atendimento em hospital de Fátima do Sul (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) decidiu prorrogar, até 31 de julho este ano, o prazo para prefeituras de cidades de Mato Grosso do Sul apresentarem planos de realização de cirurgias eletivas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Resolução publicada na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial do Estado e autoriza a medida.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul estendeu até 31 de julho o prazo para que prefeituras apresentem planos de cirurgias eletivas pelo SUS. A decisão, publicada no Diário Oficial, visa atender a alta demanda por cirurgias oftalmológicas e ortopédicas. O programa MS Saúde já realizou mais de 65 mil atendimentos, incluindo 31 mil cirurgias, principalmente oculares. Campo Grande lidera em cirurgias, enquanto Dourados destaca-se em exames. A iniciativa busca reduzir a fila de espera agravada pela pandemia.

Cirurgias eletivas são as não urgentes feitas em pacientes com algum problema oftalmológico e ortopédico, por exemplo – as duas maiores demandas, segundo o que a pasta já divulgou.

Os planos serão executados em mutirões do programa estadual MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila, que a SES realiza desde 2023 com recursos próprios e da União.

Conforme a resolução desta segunda, a prorrogação foi autorizada porque ainda há verba em caixa para as cirurgias eletivas.

Resultados - Dados consultados hoje (10) em plataforma pública da SES, mostram que o MS Saúde ultrapassou a marca de 65 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul, somados cirurgias eletivas e exames.

Foram feitos cerca de 34 mil exames e 31 mil cirurgias. A maioria das operações foi feita nos olhos (18.841), enquanto o exame mais realizado foi a ressonância magnética (14.741).

Campo Grande é o município que lidera a quantidade de eletivas: 9.013. Dourados é onde mais foram feitos exames: 10.965.

O programa foi lançado em maio de 2023, com a meta de reduzir a espera reprimida por exames e cirurgias, que aumentou devido à pandemia de covid-19.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias