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Cidades

Secretário de Transportes promete solução para ‘gargalos logísticos’ de MS

Obras na BR-163 e relicitação da Malha Oeste são os focos do governo para melhorar a infraestrutura no estado

Por Jhefferson Gamarra e Aline dos Santos | 19/12/2023 12:40
George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes (Foto: Marcos Maluf)
George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes (Foto: Marcos Maluf)

Durante a cerimônia de assinatura para execução das obras de acesso à ponte Bioceânica, realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, nesta terça-feira (19), George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, que ocupa interinamento o cargo de ministro,  assegurou que os principais desafios logísticos de Mato Grosso do Sul serão encaminhados ainda no primeiro semestre de 2024.

O principal ponto de atenção é sobre a BR-163, onde o TCU (Tribunal de Contas da União) concedeu aprovação para a continuação da concessão à CCR MSVia. Após uma intensa repactuação do contrato entre a empresa e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), durando quatro meses, Santoro destacou que falta apenas o aval de um ministro do TCU para a renegociação. O termo aditivo tem previsão para ser publicado em abril.

"Solicitamos a renegociação com a CCR. Foi um processo intenso, com quatro meses de discussões em grupos de trabalho. Fechamos o projeto e apresentamos ao TCU. Agora resta apenas a admissibilidade de um ministro, e então iniciaremos as discussões técnicas. Acreditamos que até meados de abril o termo aditivo será publicado", explicou o secretário-executivo.

Os investimentos na BR-163 somarão cerca de R$ 12 bilhões até o término da concessão, planejada para estender-se até 2049. Os três primeiros anos (2024, 2025 e 2026) receberão um aporte de R$ 2,3 bilhões, para melhorar a infraestrutura e conectar as ações já realizadas pelo governo de Mato Grosso Sul na região.

Além disso, há previsão de investimentos de R$ 239 milhões para requalificar mais de 100 quilômetros da BR-267, entre o km 577 e o km 678, antes da cidade de Porto Murtinho. Somando as obras de contorno e a construção do centro aduaneiro para a Rota Bioceânica, o setor de transporte em Mato Grosso do Sul receberá investimentos na ordem de R$ 711 milhões.

Santoro ressaltou também a importância de avançar na relicitação da Malha Oeste, uma linha ferroviária com mais de 1.600 quilômetros entre Corumbá e Mairinque (SP), atravessando Mato Grosso do Sul e São Paulo. A previsão do Ministério dos Transportes é concluir os reparos e leiloar o modal também no primeiro semestre de 2024, com investimentos projetados em R$ 18 bilhões ao longo de 60 anos.

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