Consórcio desativa terminais Peg Fácil e surpreende quem pega ônibus
Os pontos desativados foram na avenida Afonso Pena, em frente à Praça Ary Coelho e em frente ao Shopping Campo Grande
O consórcio Guaicurus desativou dois terminais Peg Fácil desde esta segunda-feira e a medida pegou de surpresa quem utiliza o transporte coletivo em Campo Grande. O aviso foi dado apenas em um cartaz afixado nos locais, em dois pontos da avenida Afonso Pena, na Praça Ary Coelho e em frente ao Shopping Campo Grande. O serviço começou a ser implantado no final de 2010.
A empresa garante que a população não será prejudicada já que a integração entre as linhas continuará pelo cartão recarregável, no entanto, usuários reclamam da falta de informação sobre as desativações.
A estudante de Pedagogia Andreia Patrícia, 23 anos, ficou surpresa ao verificar a informação do visor assim que passou o cartão na catraca do ônibus da linha 082 (Shopping Campo Grande). Segundo ela, imediatamente questionou o motorista e foi informada, por volta de 12h30 desta terça-feira (6), que não havia, para aquele caso, integração.
"Eu uso quatro ônibus por dia. Como eles mudam assim sem avisar nada pra gente? Isso não está certo!", desabafou. A estudante embarcou na Avenida Afonso Pensa, em ponto da Praça Ary Coelho, um dos locais que deixou de funcionar como terminal para recarga de cartão e outros serviços, como integração.
Neste mesmo terminal, usuários eram orientados nesta tarde por funcionários do consórcio sobre a desativação.
O aviso pegou de surpresa quem esperava os coletivos no local. O estudante Michael Augusto Passos, 16 anos afirma que não conseguiu fazer a integração entre linhas e reclamou da medida adotada. “Não fomos avisados sobre a desativação. E uso o transporte público para ir a escola, ao trabalho e voltar para casa. É injusto pela preço que se é pago no passe”, diz.
Opinião que foi compartilhada pela pensionista Dalva Oliveira, 57 anos. Ela diz que os Peg Fácil agilizam muito a vida de quem utiliza o transporte coletivo, pois além da integração mais fácil pela porta de trás dos ônibus, o usuário também podia fazer operações de recarga dos cartões. “Os ônibus já são sucateados e agora mais essa”, desabafa.
Consórcio – Por meio de nota, o consórcio esclareceu que o motivo da desativação dos pontos é a readequação dos serviços.
A empresa garante que para os usuários não houve nenhum prejuízo. A única mudança é que nesses locais o embarque de passageiros deixou de ser feito pela porta traseira dos ônibus.
“A integração continua normal para os usuários que têm o cartão recarregável. Os usuários que ainda não possuem o cartão (menos de 1% dos passageiros) podem solicitar, gratuitamente, nos terminais de transbordo ou pela internet”.
Além disso, a empresa aproveitou para enfatizar que usuários que se valem do cartão unitário não foram prejudicados, pois estes jamais tiveram direito à integração, já que os cartões dessa modalidade são retidos nas catracas no ato do embarque. Portanto, não perderam nenhum direito.
Fiscalização – Ao Campo Grande News, o diretor da Regulação dos Serviços Públicos, Vinícius Leite Campo, revela que não foi comunicado oficialmente sobre as desativações dos pontos e que encaminhará ofício ao Consórcio Guaicurus cobrando esclarecimentos.