Furtos de fios de telefonia e internet quadruplicam em Campo Grande
Alta do preço do quilo dos fios provocou aumento de 10 para 40 registros mensais do furto do material
Homem de 33 anos foi preso em flagrante ao furtar cerca de 300 metros de fio de telefonia e Internet, na Avenida dos Cafezais, na Vila Cidade Morena. A ação do bandido deixou parte de dez bairros de Campo Grande sem serviços de comunicação e, segundo a Polícia Civil, este tipo de crime que quadruplicou nos últimos dois meses, por conta do aumento do preço no “mercado paralelo”.
A prisão aconteceu por volta das 4h de hoje (28). Segundo o delegado Gustavo de Oliveira Bueno Vieira, da 5ªDP (Delegacia de Polícia), na Piratininga, o homem foi flagrado quando recolhia os fios cortados na mochila, no terreno do antigo Motel Bodoquena, usado como depósito provisório enquanto furtava o resto da fiação.
A reportagem apurou com funcionário da empresa de telefonia que a ação do criminoso deixou parte de dez bairros sem energia, entre eles, Lageado, Los Angeles, Mário Covas, Macaúbas, Centro-Oeste, Campo Nobre e Canguru. Somente este mês, a empresa registrou três furtos de fios na região.
Depois que os outros aconteceram, nos dias 10 e 13, foi instalado alarme, acionado esta madrugada. A equipe do SIG (Serviço de Investigação Geral) da 5ªDP, que já estava na investigação, foi ao local e flagrou o homem.
O delegado explicou que houve aumento nesse tipo de crime, consequência da alta do preço do quilo dos fios, que passou de R$ 12 para R$ 40. De 10 casos por mês, saltou para 85 em dois meses.
A investigação apurou que o material é enviado a outros estados. O funcionário da empresa disse que o produto é remetido a São Paulo, mas não soube dizer para qual finalidade. A informação apurada pela reportagem é que os fios são comprados por ferro-velhos e pequenos provedores de Internet.
Segundo o funcionário, o prejuízo maior não é da empresa, mas, sim, do usuário do serviço. O reparo dessa fiação pode durar o dia inteiro, o que pode prejudicar o trabalho ou funcionamento de empresa do consumidor. Os bairros com mais registro de furto são Mário Covas, Jockey Clube, Vila Nhanhá e Marcos Roberto.
O homem flagrado com fios foi indicado por furto qualificado pela escalada. A polícia ainda investiga os integrantes da rede que envolve a compra desse produto.