Marquinhos anuncia decisão sobre Cosip na manhã desta sexta-feira
O imbróglio que se tornou a questão sobre a cobrança retroativa da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) em Campo Grande, terá um novo capítulo na manhã desta sexta-feira (7).
Às 9h30, está agendado para acontecer uma coletiva de imprensa no Paço Municipal com prefeito Marquinhos Trad (PSD), onde ele vai anunciar a decisão tomada pelo Executivo sobre o polêmico tributo.
Após diversas decisões da Justiça, inclusive autorizando a cobrança retroativa, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou nesta quinta-feira (7) com a suspensão da cobrança retroativa.
Em 2016, a Câmara Municipal, por meio de lei e a contragosto do prefeito da época, Alcides Bernal (PP), suspendeu a cobrança da Cosip, considerando que a prefeitura tinha R$ 53 milhões parados em caixa.
Os vereadores também avaliaram que o dinheiro não era utilizado na melhoria do sistema de iluminação pública de Campo Grande. Já na época, a prefeitura recorreu da decisão, teve liminar negada pelo TJ, mas ainda no ano passado conseguiu reverter a decisão e retomar a cobrança em 2017.