ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Mesmo com fiscalização “na cara”, motoristas cometem infrações na porta do Enem

Presença de agentes não impediu uma série de irregularidades, como uso de celular e falta de cinto

Por Jhefferson Gamarra e Natália Olliver | 10/11/2024 11:38
Mesmo com fiscalização “na cara”, motoristas cometem infrações na porta do Enem
Fiscal de trânsito em frente da Uniderp, um dos maiores locais de prova do Estado (Foto: Juliano Almeida)

Neste domingo (10), durante o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o trânsito na entrada da Universidade Uniderp, em Campo Grande, foi marcado não apenas pelo grande volume de veículos, mas também pela alta incidência de infrações de trânsito, apesar da fiscalização intensiva. Em um dos principais locais de aplicação do exame, onde candidatos e familiares enfrentaram um fluxo intenso de veículos e lentidão, motoristas ignoraram diversas regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Apesar do reforço na fiscalização da Agetran na entrada da Uniderp durante o segundo dia do Enem, muitos motoristas ignoraram as regras de trânsito, cometendo infrações como uso de celular ao volante, falta de cinto de segurança, pneus fora dos limites dos para-lamas e desembarque irregular. Mesmo com a presença ostensiva dos agentes, foram aplicadas mais de 15 multas apenas durante o período de chegada dos candidatos. A Agetran destaca a importância de uma postura responsável dos motoristas, especialmente em datas como o Enem, para garantir a segurança de todos.

Desde antes da abertura dos portões, ficais da Agetran (da Agência Municipal de Transporte e Trânsito) trabalhavam para organizar o fluxo de carros e garantir uma entrada mais segura e ágil dos participantes. O reforço no esquema de fiscalização incluía presença de agentes na entrada da universidade e no canteiro da avenida, atentos para impedir problemas de tráfego e agir diante de condutas irregulares.

No entanto, mesmo com a presença ostensiva dos agentes, muitos motoristas adotaram posturas irregulares, acumulando infrações. Entre as infrações mais comuns, a equipe da Agetran destacou o uso de celular ao volante e a ausência do uso do cinto de segurança.

Além dessas, outras infrações notadas incluíram a utilização de pneus que ultrapassavam os limites dos para-lamas, escapamento com excesso de ruído, insulfilme fora das especificações permitidas e o tradicional desembarque de passageiros em áreas proibidas.

Mesmo com fiscalização “na cara”, motoristas cometem infrações na porta do Enem
Agente de trânsito flagrando desembarque irregular em frente ao local de prova (Foto: Direto das Ruas)

A imprudência com o uso de celular ao volante foi uma das irregularidades mais recorrentes e graves. Segundo o CTB, esta prática é considerada uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na CNH. Motoristas flagrados pela equipe de fiscalização desrespeitando essa norma, em geral, estavam utilizando o celular enquanto aguardavam a passagem de candidatos ou na tentativa de se comunicar com acompanhantes a caminho da entrada.

Outra infração amplamente identificada foi o não uso do cinto de segurança, situação que também preocupa as autoridades de trânsito. De acordo com o artigo 167 do CTB, a falta do cinto configura infração grave, resultando em multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Apesar dos esforços da equipe da Agetran para organizar o trânsito e oferecer segurança aos participantes do Enem, a indiferença de alguns motoristas às normas de trânsito foi evidente. Apenas no período de chegada dos candidatos, foram aplicadas mais de 15 multas, apurou a reportagem.

Para além do cenário de hoje, a Agetran reforça a importância de uma postura responsável dos motoristas, especialmente em locais e datas que reúnem grande público. Em dias de provas como o Enem, com muitos adolescentes e familiares que dependem da segurança das vias, a observância rigorosa das normas é fundamental para prevenir acidentes e garantir que os estudantes possam realizar as provas sem transtornos adicionais.

Mesmo com fiscalização “na cara”, motoristas cometem infrações na porta do Enem
Fiscal transitando entre veículos na Rua Ceará (Foto: Juliano Almeida)


Nos siga no Google Notícias