Moradores da Vila Popular são "expulsos" de casa pela água
Não é a primeira vez que os moradores sofrem com alagamentos e enchentes ocorridos na região
Moradores da Avenida Rádio Maia, continuação da José Barbosa Rodrigues, na Vila Popular, foram expulsos de suas casas pela força da água do Córrego Imbirussu, na manhã desta quarta-feira (4). Em seis horas, o índice de chuva em Campo Grande chegou a 41,4 milímetros, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho.
Não é a primeira vez que eles sofrem com alagamentos e enchentes ocorridos na região. Em anos anteriores, mais de 20 famílias chegaram a ficar desabrigadas em período chuvoso. O Corpo de Bombeiros foi acionado e interditou a rua para impedir a passagem de veículos que tentavam trafegar pela rua alagada.
Durante a chuva forte, muitos moradores ficaram desesperados com a força da água e passaram a tirar tudo o que podiam. Com a água batendo na cintura de uma pessoa adulta, as crianças eram carregadas no colo. Teve morador carregando fogão no braço para não perder o único móvel que ainda não tinha molhado.
“Eu perdi tudo o que tinha em casa. Agora a minha preocupação é levar a minha avó e o meu filho para um lugar seguro”, o desabafo é da dona de casa Letícia Aparecida Ferreira, de 20 anos. Ela disse que aconteceu tudo muito rápido e não deu tempo de salvar nada.
Segundo a auxiliar de limpeza Selma Ferreira dos Santos, de 50 anos, fazia dois anos que não presenciava uma chuva dessa intensidade. “Minha casa está na quadra onde tudo foi alagado. Estou até com medo de entrar lá dentro”, lamentou a mulher que aguardava a água escoar para depois contabilizar o prejuízo.
Desesperada com a situação, a dona de casa Alessandra Nunes, de 22 anos, só conseguiu salvar as crianças e os documentos. A casa dela foi tomada pela chuva. “Como vamos dormir, as crianças estão com frio, não tem roupa”, lamentou.
Com longo histórico de alagamentos, a Vila Popular já passou por obras com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com remoção de famílias e criação do parque linear do Imbirussu.