Motocross muda de endereço e pista antiga é abandonada na Capital
Há um ano e um mês, os apaixonados por aventura e velocidade, amadores ou profissionais, ganharam um novo endereço para praticar o motocross. A área da antiga pista, situada no Jardim Veraneio, não é mais o palco das provas ou treinos do fim de semana e, com isso, o abandono toma conta do espaço.
Uma nova pista para o esporte era um pedido antigo da FEMEMS (Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul), já que a pista do Jardim Veraneio, localizada ao lado do Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento ao Migrante), representava risco para quem passava pelo local e não era adequada.
“A gente queria sair dali porque distraía os motoristas que passavam pela região em dias de provas ou treinos. Muita gente estacionava ali na rua e era perigoso”, conta o presidente da federação, André de Souza Azambuja.
Com a nova área inaugurada em agosto do ano passado, no Autódromo Internacional Orlando Moura, na saída da Capital para Três Lagoas, a pista antiga agora é tomada por matos e o espaço é aberto para qualquer um.
Dentro da pista, as marcas deixam claro que o local continua sendo usado, principalmente aos fins de semana. Quem passa com frequência pelo local afirma que amadores costumam se reunir na antiga pista para correr.
Na manhã desta quinta-feira (11), a reportagem esteve no local e uma máquina limpava parte da área, longe da pista. Mas de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a limpeza não é sinal de nova destinação do espaço. Até agora, 13 meses depois da transferência da pista, não há projeto para destinação da área, que pertence à administração da Capital.
A nova pista inaugura há um ano no Autódromo da Capital tem mil metros de extensão e está no mesmo nível das pistas oficiais do Brasil podendo, inclusive, sediar etapas do circuito nacional de motocross, e vai incentivar o surgimentos de novos atletas, além de atrair pilotos de todo Estado para competições.