ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Para reduzir queimadas urbanas, Prefeitura lança campanha virtual

Tema da campanha deste ano é “Mude seu hábito, não o clima!” e aposta em vídeos de conscientização

Por Mylena Fraiha | 04/07/2024 13:49
Bombeiro combate incêndio em terreno baldio na Vila Nasser, em julho do ano passado (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
Bombeiro combate incêndio em terreno baldio na Vila Nasser, em julho do ano passado (Foto: Arquivo/Juliano Almeida)

Inicia nesta quinta-feira (4) a campanha Diga Não às Queimadas Urbanas – Agosto Alaranjado 2024, realizada pela Prefeitura de Campo Grande, de forma virtual, por meio do canal do YouTube da Educação Ambiental PLANURB CG. O tema da campanha deste ano é “Mude seu hábito, não o clima!”.

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre os danos causados pelas queimadas ao meio ambiente e à saúde, como perda de vegetação em áreas de preservação, perda de habitat para a fauna, alteração na reciclagem de nutrientes, poluição atmosférica e desenvolvimento de problemas respiratórios. O vídeo da campanha pode ser acessado por meio deste link.

Instituída em 2017, a Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas faz parte das ações realizadas pelo Executivo Municipal durante o Agosto Alaranjado, mês de prevenção e combate ao uso de fogo na vegetação em âmbito municipal, a fim de prevenir e reduzir o número de ocorrências de incêndios florestais e urbanos no município.

A campanha é organizada pelo COMIF (Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos), coordenado conjuntamente pela Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

“O trabalho de conscientização e prevenção realizado pelo COMIF é essencial para que as pessoas conheçam as consequências das queimadas e se tornem agentes multiplicadores da informação, principalmente no período de estiagem extensa. Devido ao trabalho desenvolvido pelo grupo, o número de incêndios tem diminuído significativamente”, pontua Amanda Mariano, engenheira ambiental e uma das coordenadoras do COMIF.

Denúncias - Para realizar a denúncia de queimadas urbanas sem flagrante, o cidadão tem disponível a central telefônica 156, o canal digital Fala Campo Grande ou o aplicativo Fala Campo Grande.

Já em casos de queimadas urbanas com flagrante, o cidadão pode realizar a denúncia por meio da central telefônica 153, acionando assim a Guarda Civil Municipal, com atendimento 24h disponível. As multas podem variar de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.

Em áreas rurais, as denúncias podem ser realizadas por meio do telefone 190, da Polícia Militar Ambiental, também disponível 24h. Nos casos de emergência, o cidadão deve ligar para o 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, também com atendimento 24h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias