Sem resultado de exame de bebê, mãe foge de maternidade
Bebê apresentava caraterísticas clínicas de icterícia e, caso exame fosse positivo, vai precisar de tratamento
Internada na Maternidade Cândido Mariano, no centro de Campo Grande, mulher que havia acabado de parir foi embora do hospital com bebê sem alta médica no começo da noite desta sexta-feira (10).
Segundo informado pela ala de assistência social da unidade, o recém-nascido apresentava caraterísticas clínicas de icterícia, por isso foi solicitado exame para confirmara doença e prescrever tratamento.
No entanto, mesmo com material já coletado, a mulher não quis aguardar o resultado que sairia na manhã deste sábado (11). Ao perceber a resistência da mãe, a equipe tentou convencê-la a ficar, porém sem sucesso.
O caso e as informações foram encaminhados ao conselho tutelar que deve tomar providências. A icterícia é provocada por excesso de bilirrubina no sangue do bebê e tem como forte caraterística deixar pele e olhos amarelados.
Em episódios mais fortes, é necessário que a criança permaneça internada e se submeta a fototerapia, popularmente chamada de banho de luz. Segundo dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), 60% dos recém-nascidos e 80% dos prematuros apresentam icterícia nos primeiros dias de vida.