Virada com fogos de luzes e papel picado levou 25 mil à Cidade do Natal
Apresentações musicais e show pirotécnico de quatro minutos foi alternativa de virada para campo-grandense
Único evento público para celebrar a chegada de 2020, a queima de fogos silenciosa, composta de efeitos luminosos e papel picado, de 4 minutos, realizada na Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, reuniu cerca de 25 mil pessoas, entre a noite de terça-feira e o início da madrugada de hoje. O evento também contou com apresentações musicais.
O Réveillon realizado pela prefeitura, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), teve abertura às 16h com diversas atrações que embalaram o início de ano dos campo-grandenses.
Desde o ano passado, decreto proíbe a utilização de fogos de artifício com efeitos sonoros em cerimônias do Executivo. A medida considerou a necessidade de evitar prejuízos à saúde humana, principalmente de crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, com síndrome de down, autistas e que apresentam deficiência auditiva. Também levou em conta os riscos aos animais, quem podem se assustar apresentar distúrbios.
Quem inaugurou o palco foi a banda de rock On the Road, seguido por show de samba e pagode com Bethynho Show e a Banda Lilás, que continuou com a programação até 1 hora da manhã. A meia-noite houve um show de luzes com uma queima de fogos de artifícios silenciosos com duração de quatro minutos.
“Quando a gente celebra algo, a gente convida os amigos e a família e hoje é um dia de celebração. É o que estamos vendo aqui. Que este ano novo nós possamos continuar trabalhando, com respeito ao cidadão e pela cidade que nós amamos, sempre buscando melhorar. Feliz Ano Novo”, desejou o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado pela Primeira-Dama, Tatiana Trad, e suas filhas, Mariana e Alice.
Há poucos meses morando na Capital, o analista técnico foi curtir a virada do ano com a esposa e adorou. “Estamos curtindo muito, as bandas são muito bacanas. Só animação. A expectativa é que esse ano novo seja maravilhoso para todos”, João Augusto Soares.
O já tradicional desfile de bonecos trouxe muita animação para a criançada presente. A surpresa na hora da virada do ano ficou por conta dos efeitos de iluminação e a chuva de papel picado lançados à meia-noite, celebrando a chegada de 2019, encantando quem estava presente. Eles substituíram os antigos fogos de artifício, em respeito ao decreto assinado em outubro que proíbe a queima de fogos em eventos da Prefeitura.
O papel picado utilizado é ecológico e em contato com água se dissolve, não causando danos ao meio ambiente.
Casal de aposentados já havia passado pela Cidade do Natal no último dia do ano de 2018, mas ainda não haviam assistido a queima de fogos. “A expectativa era grande e a gente ainda se surpreendeu. Está tudo muito bonito e esperamos que esse ano seja melhor para todo mundo”, contou o aposentado Francisco Samler.
“Nossa cidade está de parabéns, parabéns ao prefeito e que esse 2020 seja de muitas bênçãos a todos nós”, completou a esposa Sonia Maria.
Segundo estimativas da Sectur, cerca de 25 mil pessoas passaram pela Cidade do Natal das 17h à 01h da manhã. Toda a estrutura da Cidade do Natal funcionará normalmente nesta quarta-feira, dia 1º. O espaço, aberto dia 8 de dezembro, continuará com a mesma estrutura, incluindo a Casa do Papai Noel, praça de alimentação e área kids, até dia 6 de janeiro.