ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Após cinco mortes, prefeito vai a SP atrás de vacina para a população

Léo Matos se reúne hoje com superintendente do Instituto Butantan para tentar comprar vacina; meta é imunizar todos os moradores de Naviraí, onde 45 casos de gripe H1N1 foram confirmados

Helio de Freitas, de Dourados | 02/06/2016 09:09
Hospital municipal de Naviraí, onde são atendidas pessoas com suspeita de gripe H1N1 (Foto: Divulgação)
Hospital municipal de Naviraí, onde são atendidas pessoas com suspeita de gripe H1N1 (Foto: Divulgação)

O prefeito de Naviraí, Léo Matos (PSD), está em São Paulo nesta quinta-feira (2) para tentar fazer uma compra emergencial de vacina contra a gripe H1N1 suficiente para imunizar todos os moradores do município de 51 mil habitantes, localizado a 366 km de Campo Grande.

A cidade do cone sul de Mato Grosso do Sul enfrenta um surto de gripe e cinco moradores morreram em maio. A quinta morte foi confirmada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde. Até agora, conforme boletim atualizado da Vigilância Epidemiológica, 119 moradores apresentaram sintomas da doença e 45 casos foram confirmados.

O risco de um surto de gripe levou a prefeitura a antecipar as férias em todas as escolas municipais. A medida foi seguida pela rede estadual de ensino, por escolas particulares e universidades. Após duas semanas de paralisação, as aulas estão sendo retomadas hoje.

Quer vacinar todos – Léo Matos disse ao Campo Grande News que vai se reunir com o superintendente do Instituto Butantã, primeiro para saber se conseguiria a fabricação de um lote especial de vacina e o preço. “Depois disso vamos tentar adquirir o máximo possível. A intenção é vacinar todos os moradores de Naviraí”, afirmou o prefeito.

“Não é possível que em um país com 210 milhões de brasileiros não exista vacina para toda a população. Se tiver a vacina, queremos comprar para todos os naviraienses”, declarou Léo Matos.

A visita do prefeito no Butantan foi agendada com apoio da deputada federal Tereza Cristina (PSB) e pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab.

Desde abril, quando começaram as mortes provocadas pelo vírus H1N1, o Butantan, que pertence ao governo de São Paulo, trabalha em três turnos para fabricar as vacinas contra a gripe utilizadas na rede pública de saúde.

Nos siga no Google Notícias