Barcos e lanchas atracados em Porto Geral são levados durante tempestade
A ventania arrebentou cabos de embarcações e alguns barcos menores chegaram a afundar, segundo moradores
Barcos e lanchas atracados no Porto Geral, em Corumbá, a 419 km da Capital, foram levados pela forte ventania durante forte tempestade na tarde desta terça-feira (12). O vento chegou a arrebentar os cabos de embarcações e alguns barcos menores chegaram a encalhar e afundar, segundo moradores da região.
Um morador da cidade, identificado apenas como Luiz Francisco, capturou em vídeo o momento em que várias embarcações deslizaram alguns metros pelo Rio Paraguai a partir de sua posição de atracação inicial. "As cordas grossas foram rompidas e as embarcações desceram rio abaixo e encalharam", explica Luiz.
Segundo o gerente da empresa Mamed Turismo, Manoel Júnior, de 43 anos, a tempestade não atingiu a área onde as embarcações de sua empresa estavam ancoradas. No entanto, Manoel reitera que muitos barcos na região foram impactados pelos ventos intensos. “Os navios que estavam atracados no Porto Geral, que por sinal não estavam atracados de forma correta, tiveram problemas com a ventania”, explica.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, os ventos de alta velocidade atingiram a região, atingindo 96,1 km/h às 14h45. Além disso, uma chuva intensa de 27,4 mm acompanhada por 1.150 raios e trovoadas ocorreram na área, além da formação de um tornado, aponta Natálio.
A Prefeitura de Corumbá também informou que a Defesa Civil prevê um novo vendaval no período da noite. As famílias desabrigadas estão sendo orientadas a buscar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Praça Céu para receber atendimento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.