ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Com fila por vaga em escolas, prefeitura adia início do ano letivo

Educação explicou que medida foi por causa da covid-19 e garantiu que todos os matriculados terão vaga

Helio de Freitas, de Dourados | 10/02/2022 14:33
Com fila por vaga em escolas, prefeitura adia início do ano letivo
Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, em Dourados (Foto: Divulgação)

A prefeitura adiou por dez dias o início das aulas na Rede Municipal de Ensino de Dourados, a 233 km de Campo Grande. A abertura do ano letivo estava programada para segunda-feira (14), mas agora será no dia 24 deste mês. Ontem, a Capital já tinha adiado as aulas para o dia 3 de março.

A decisão da Secretaria de Educação foi tomada no dia em que centenas de pais de alunos madrugaram na fila para conseguir vaga nas escolas e centros de educação infantil. Entretanto, a prefeitura afirma que o adiamento ocorreu devido ao momento da pandemia de covid-19.

Segundo o município, a medida é preventiva e visa garantir a segurança de alunos e profissionais em razão do aumento de casos da doença. “Estive em reunião com o prefeito [Alan Guedes] na manhã de hoje e decidimos adiar o calendário escolar”, afirmou a secretária de Educação Ana Paula Benitez Fernandes.

Conforme a prefeitura, amanhã (11) haverá o “Dia D” de vacinação infantil contra a covid-19 em Dourados, para ampliar o acesso de crianças de 5 a 11 anos à vacina. A vacinação será em todas as unidades de saúde do município das 8h às 16h, sem precisar de agendamento.

Fila – Sobre a fila que se formou hoje de manhã na Secretaria de Educação, a prefeitura informou que eram pais à procura da designação manual de crianças cadastradas no sistema.

A designação manual é destinada aos pais que não conseguiram destinar seus filhos de forma automática às escolas ou perderam o prazo para confirmar a matrícula. “Este processo é apenas para aqueles pais que ainda não conseguiram vaga e não é preciso formar filas, pois todos serão atendidos”, garantiu Ana Fernandes.

Conforme a prefeitura, Dourados tem sete mil vagas na educação infantil (em 38 Centros de Educação Infantil Municipal), 19 mil do 1º ao 5º ano e 6 mil do 6º ao 9º em 46 escolas municipais. O município ainda conta com 3 mil vagas em nove escolas conveniadas. A expectativa é atender 33 mil alunos em 2022.

Nos siga no Google Notícias